Evento interdisciplinar será realizado para integração de estudantes no CNP

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 05/12/2022 16h05, última modificação 05/12/2022 16h05
Café Cultural, com atividades de Português, História e Geografia, e apresentação do projeto "Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olimpíadas" estão na programação do dia
Evento interdisciplinar será realizado para integração de estudantes no CNP

A ação é voltada para estudantes do Campus Novo Paraíso e da Escola Estadual Padre Calleri e será realizada a partir das 8h30, no espaço cultural da unidade de ensino do IFRR

Esta quarta-feira, dia 7, no CNP deverá ser marcada por muito conhecimento e integração. Estão programados para serem realizados, no mesmo dia, horário e local, um Café Cultural, com atividades interdisciplinares, e a apresentação do projeto de extensão "Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olímpiadas".

O evento integrativo/interdisciplinar, voltado para estudantes do Campus Novo Paraíso e da Escola Estadual Padre Calleri, localizada no Município de Caracaraí, será realizado a partir das 8h30, no espaço cultural da unidade de ensino do IFRR no sul do Estado de Roraima.

Segundo  uma das organizadoras do evento, professora Claudina Miranda, o objetivo do Café Cultura é a integração entre os estudantes de ambas as instituições, por meio de atividades integrativas das disciplinas Língua Portuguesa, História e Geografia, que contarão com ações artísticas e manifestações culturais que retratem a Região Norte do Brasil

“O evento foi organizado por estudantes do cursos técnicos do 3.º ano e professores das disciplinas. É importante destacar que o trabalho integrado surgiu a partir do planejamento dos professores das disciplinas em foco, pois o Plano de Cursos do CNP propõe, no módulo VI, o trabalho com a Literatura, a Geografia e a História de Roraima, de forma separada, ou seja, nos respectivos componentes. A partir disso, os docentes decidiram fazer um trabalho integrado que resultou no evento”, explicou.

Estão previstas na programação do dia diversas atividades, entre elas a apresentação de vídeos e danças regionais como parixara, carimbó e calypso, além de uma exposição interdisciplinar.

OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA - Já a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no CNP com o projeto de extensão "Ultrapassando limites: o caminho até a medalha em olimpíadas", por meio do Pipex (Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão), visa demonstrar a estrutura oferecida para o preparo de estudantes para a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Segundo o professor Igor Feitosa, coordenador da iniciativa, a intenção, com a realização do projeto, é propiciar a adaptação de estudantes dos níveis I e III da educação básica com questões de competições de matemática, tendo como base os bancos de questões e provas da Obmep de anos anteriores.

“Com o projeto, promovemos atividades que preparam estudantes do Campus Novo Paraíso e das demais escolas públicas de cidades vizinhas que participam de competições de matemática em nível municipal, nacional e internacional. Além disso, criamos ambiente favorável para a descoberta de novos talentos na área”,  comentou o professor, informando que todas as informações sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos devem ser apresentadas na quarta-feira, dia 7, para o público participante do evento interdisciplinar.