EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO – Projeto de Aquicultura do CNP concorre a prêmio nacional. Saiba como votar!

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 21/12/2022 18h05, última modificação 22/12/2022 09h14
Desenvolvido no curso Técnico em Aquicultura do Campus Novo Paraíso, o projeto é voltado para beneficiar pequenos piscicultores de Roraima
EMPREENDEDORISMO CIENTÍFICO – Projeto de Aquicultura do CNP concorre a prêmio nacional. Saiba como votar!

O projeto "Desenvolvimento de Aplicativo Extensionista para Pequenos Piscicultores" é um dos 11 finalistas dos 168 avaliados para o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Foto: Caroline Campos)

Oferecendo informações básicas e de fácil compreensão para pessoas com baixa escolaridade que desejam trabalhar com a criação de peixes, o aplicativo para smartphone Android criado por meio do projeto "Desenvolvimento de Aplicativo Extensionista para Pequenos Piscicultores", executado no CNP, foi classificado entre os 11 finalistas para o Piec (Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico).

A premiação é de abrangência nacional e, para a classificação dos finalistas, foi realizada uma análise de 168 projetos. Agora, até o dia 24 de janeiro, o público pode votar para escolher os premiados acessando o link https://www.piec.eco.br/vote-piec-plural.

Promovida por um conjunto de empresas privadas voltadas para consultorias, serviços tecnológicos e gestão, com apoio não governamental, a iniciativa visa reconhecer a prática científica desde a 1ª série do ensino fundamental até o 4.º ano do ensino médio.


O autor do projeto, o estudante do curso técnico em Aquicultura do CNP Ivan Carneiro, afirmou que não esperava ter esse reconhecimento que já alcançou apenas estando entre os finalistas do prêmio. “Nunca pensei que aquele pequeno projeto de criar um guia para ajudar pequenos produtores de peixe do meu estado iria entrar em um concurso como esse”, comentou.

Segundo ele, participar da elaboração do projeto, que teve a orientação do professor do CNP Ellano Silva, foi muito importante para a vida acadêmica que vem desenvolvendo, devido à alta absorção de conhecimentos promovidos pelo curso de Aquicultura, além dos estudos a mais e da pesquisa que a ação exigia para o alcance de resultados.

“Com o projeto, pude unir meu gosto pela aquicultura e tecnologia, reunir mais e novos conhecimentos, além de ajudar pequenos piscicultores que enfrentam muitas dificuldades no início do processo de criação. Ainda estou sem acreditar nos resultados já colhidos com essa classificação, em que, além de eu ter a oportunidade de aprender, fazer coisas de que gosto e estudar, tenho recebido reconhecimento por isso”, relatou o estudante, declarando estar ainda sem acreditar na classificação para o prêmio entre mais de 100 outros projetos.

O professor orientador do projeto, Ellano Silva, destaca a importância de um projeto do IFRR concorrer a um prêmio como esse, que, segundo ele, além do reconhecimento em forma de divulgação do curso e do instituto, premia com equipamentos a instituição do autor ou autora .

Esse tipo de concurso premia projetos de pesquisa/ensino que, muitas vezes, não têm tanta visibilidade, apesar do caráter de inovação. É importante estar nessa premiação, pois o Piec promove a divulgação dessas iniciativas, incentivando mais o trabalho de pesquisadores e estudantes”, declarou Silva.

PROJETO – Para a elaboração do projeto, estudante e professor levaram em conta dados como o de que atualmente o Estado de Roraima utiliza apenas 50% da capacidade de produção de peixes, embora exista crescente demanda por pescado, principalmente na Região Norte do Brasil.

Um dos motivos para esse fato, apontado no projeto, é a possível escassez de extensionistas rurais e de técnicos que prestem assistência aos pequenos produtores, diante da necessidade de conhecimentos e técnicas básicas sobre qualidade de água, biometria, arraçoamento, entre outros, para o início da criação de pescado, dificultando a atuação de piscicultores no estado.

Diante disso, o projeto foi criado com o objetivo de desenvolver uma solução tecnológica usando a plataforma APP Inventor-MIT, ambiente gratuito que visa facilitar o desenvolvimento de aplicativos. Essa aplicação apresentará informações básicas, didáticas e de fácil compreensão para qualquer pessoa que deseje começar um empreendimento de cultivo de peixes redondos, como o tambaqui.

Após elaboração e testes, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente pela loja de aplicativos Googleplay e também enviado em grupos do aplicativo de mensagens Whatsapp, de forma a atingir o maior público possível.

O projeto "Desenvolvimento de Aplicativo Extensionista para Pequenos Piscicultores" foi financiado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFRR, por meio de edital do Pipex (Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão).

PREMIAÇÃO – A instituição de origem do projeto vencedor da votação ganhará R$ 2.000 em equipamentos de ensino. Além da votação popular, os projetos concorrem, em categorias distintas, com voto de especialistas, a uma premiação de até R$ 3.500 para estudantes, professores e professoras.

« Abril 2024 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4