Egressa toma posse como diretora-geral do Campus Novo Paraíso

por Rebeca publicado 28/12/2020 09h51, última modificação 28/12/2020 09h51
Vanessa Rufino é a primeira mulher eleita por servidores e estudantes para comandar o Campus Novo Paraíso; o mandato será para o quadriênio 2020-2024
Egressa toma posse como diretora-geral do Campus Novo Paraíso

Vanessa Rufino tomou posse como diretora-geral do CNP

Eleita com 55,62%% dos votos, a professora de Educação Física Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, 38, natural de Teresina (PI), tomou posse como diretora-geral do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR), localizado na região sul do estado. O mandato será para o quadriênio 2020-2024. O evento de posse ocorreu na última quarta-feira, 23, logo após a cerimônia de transmissão do cargo de reitor do IFRR.

Além de Vanessa, a reitora Nilra Jane Filgueira deu posse a Joseane Cortez como diretora-geral do Campus Boa Vista. Os outros dois diretores-gerais eleitos no último processo de consulta, Pierlangela Cunha (Campus Amajari) e Isaac Sutil (Campus Boa Vista Zona Oeste), serão empossados posteriormente. As datas, os horários e o formato das cerimônias serão divulgados em breve.

PosseVanessaRufinocomoDGdoCNPFtsGildoJrAscomIFRR6.jpeg
A reitora Nilra Jane deu posse a Vanessa Rufino

A professora Vanessa vai substituir o técnico em assuntos educacionais Eliezer Nunes da Silva, que, por dois períodos, comandou o segundo campus mais antigo do IFRR. A nova diretora tem mestrado em Educação e é egressa do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista, concluído em 2010, bem como a primeira mulher eleita para dirigir o CNP.

Localizado no Município de Caracaraí, distante 256 km da Capital, o Campus Novo Paraíso iniciou suas atividades pedagógicas, em agosto de 2007, como unidade descentralizada do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Pela terceira vez, o campus fez a escolha do seu diretor-geral. Eliezer Nunes Silva, natural de Imperatriz (MA), foi eleito e reeleito, cumprindo dois mandatos consecutivos (2012-2016 e 2016-2020). 

PosseVanessaRufinocomoDGdoCNPFtsGildoJrAscomIFRR2.jpeg
Vanessa substitui Eliezer Nunes

 Vanessa vai comandar a unidade que tem 83 servidores, os quais promovem a inclusão social de 620 estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Sobre as prioridades iniciais, ela disse que vai otimizar os serviços administrativos e pedagógicos, estruturar os cursos existentes e iniciar o processo de melhoria da qualidade de vida de servidores e estudantes.

“Compreendemos o momento de crise (econômica, social, política, educacional e sanitária) que o Brasil e o mundo vêm atravessando, e fazer uma gestão eficiente é essencial. Nesse sentido, precisamos estar unidos, como instituição, a fim de buscar soluções em conjunto para superar os desafios que já existem e aqueles que poderão surgir”, disse a diretora.

Em relação ao trabalho e às aulas remotas, ela comenta haver um direcionamento do Ministério da Educação para o retorno das aulas presenciais a partir de 1º de março de 2021 (Portaria 1.038/2020). No entanto, devem ser considerados os índices epidemiológicos estadual e municipais para garantir a saúde e a segurança de estudantes, servidores, funcionários terceirizados e familiares. “Então, o retorno do trabalho e das aulas presenciais deve respeitar os indicadores globais e específicos”, afirmou.

QUEM É

Vanessa Rufino Vale Vasconcelos tem Licenciatura em Educação Física pelo Campus Boa Vista do IFRR, é especialista em Saúde da Família pela Faculdade Cathedral e tem mestrado em Educação pela Uerr em parceria com o IFRR. O ingresso no instituto ocorreu em novembro de 2014, como professora de Educação Física. Depois atuou como coordenadora do curso Técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio, diretora de Ensino e coordenadora de Pesquisa, até concorrer ao cargo de diretor-geral do CNP.

Antes de ser aprovada no concurso do IFRR e lotada no Campus Novo Paraíso, Vanessa foi chefe de Cartório na Secretaria de Segurança Pública de Roraima e assistente administrativo no Governo de Roraima nas áreas de Polícia Judiciária, Comunicação Social, Recursos Humanos, Qualidade de Vida e Política Pública para Mulheres. Também foi professora de dança e ginástica laboral no Programa de Qualidade de Vida para Servidores do Estado de Roraima, professora de Educação Física no Município de Boa Vista e gerente de abrigo institucional voltado para o acolhimento de adolescentes do sexo feminino, vinculado à Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes-RR). Além disso, desenvolveu um trabalho social: exerceu os cargos de tesoureira e conselheira de associação sem fins lucrativos voltada ao acolhimento de adolescentes e mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social.

 
 
Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes
Foto: Ascom/IFRR
24/12/2020
« Janeiro 2021 »
month-1
Do Se Te Qu Qu Se Sa
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6