Egressa do IFRR é a nova diretora-geral do Campus Novo Paraíso

por Rebeca publicado 03/09/2020 14h20, última modificação 04/09/2020 12h28
“Agradeço a confiança, as palavras de incentivo, o apoio e os votos recebidos de cada servidor e estudante”, disse Vanessa Rufino

A nova diretora-geral do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CNP), região sul do estado, é a professora de Educação Física Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, 37, natural de Teresina (PI). Egressa do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista de 2010 e a primeira mulher a dirigir o campus, foi eleita para o quadriênio 2020-2024 com 55,62% dos votos.

Vanessa falou sobre as expectativas e desafios para os próximos quatro anos à frente da segunda unidade mais antiga do IFRR. O resultado final da escolha dos dirigentes foi publicado nesta quarta-feira, 2, pelas Comissões Eleitorais e será apreciado no dia 4 pelo Conselho Superior (Consup). Vanessa vai comandar a unidade que tem 88 servidores, os quais promovem a inclusão social de 620 estudantes, entre jovens e adultos, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Ao agradecer a confiança de mais de 55% dos eleitores, a nova diretora-geral disse que submeter o nome para consulta de dirigentes do IFRR permitiu-lhe conhecer melhor o Campus Novo Paraíso, passando a visualizá-lo a partir da visão de cada segmento, ou seja, com um olhar dos estudantes, dos técnicos administrativos, dos professores e também da comunidade.

Para Vanessa, além de amadurecer como servidora e gestora, ela pôde reconhecer as necessidades de cada grupo e os anseios individuais, que, muitas vezes, se tornam coletivos. “Já compreendia a importância do ouvir, o que nesse processo ficou mais claro ainda, da necessidade de investir na escuta qualificada para o sucesso da nossa instituição e para a garantia de uma gestão democrática e participativa. Agradeço a Deus o caminho percorrido e o resultado. Agradeço a confiança, as palavras de incentivo, o apoio e os votos recebidos de cada servidor e estudante”, afirmou.

Conforme ela, ter a ajuda de uma equipe preparada e confiante no trabalho deu clareza e ajudou a passar confiança na hora da defesa do plano de gestão, que foi elaborado coletivamente, a partir da escuta de representantes de cada segmento, seguida de discussão sobre a viabilidade de execução de cada proposta.

Nesse sentido, a diretora explica que as prioridades iniciais da nova gestão serão otimizar os serviços administrativos e pedagógicos, estruturar os cursos existentes e iniciar o processo de melhoria da qualidade de vida de servidores e estudantes. “Compreendemos o momento de crise (econômica, social, política, educacional e sanitária) que o Brasil e o mundo vêm atravessando, e fazer uma gestão eficiente é essencial. Nesse sentido, precisamos estar unidos, enquanto instituição, a fim de buscarmos soluções em conjunto para superar os desafios que já existem e aqueles que poderão surgir”, disse Vanessa.

HISTÓRICO –  Localizado no Município de Caracaraí, distante 256 km da Capital, o Campus Novo Paraíso iniciou suas atividades pedagógicas, em agosto de 2007, como unidade descentralizada do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Portanto, é a segunda unidade (depois do Campus Boa Vista) mais antiga do IFRR. Pela terceira vez, o campus faz a escolha do seu diretor-geral. O técnico em assuntos educacionais Eliezer Nunes Silva, natural de Imperatriz (MA), foi eleito para os períodos 2012-2016 e 2016-2020.

Link do resultado final: https://www.ifrr.edu.br/acessoainformacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/conselho-superior/editais/2020/processo-de-escolha-de-reitor-e-de-diretores-gerais-do-ifrr-quadrienio-2020-2024/resultado-final-do-processo-de-consulta

Ascom/Reitoria
Rebeca Lopes