Começa o VII Fórum de Integração do IFRR

por Sofia Lampert publicado 21/11/2018 22h15, última modificação 23/11/2018 19h05
O evento ocorre até esta quinta-feira, 22. A abertura contou com a participação de professores e alunos dos Campi Amajari, Novo Paraíso, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Bonfim, além de servidores da Reitoria

Teve início, nesta quarta-feira, 21, o VII Fórum de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (Forint) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), sediado pelo Campus Novo Paraíso (CNP). Este ano, o evento tem como tema central “IFRR 25 anos: desenvolvimento tecnológico e transformação social”. Ele ocorre até esta quinta-feira, 22. A abertura contou com a participação de professores e alunos dos Campi Amajari, Novo Paraíso, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Bonfim, além de servidores da Reitoria.

Durante a abertura, o diretor-geral do CNP, professor Eliezer Nunes Silva, disse que o fórum é uma oportunidade de a comunidade acadêmica demonstrar à sociedade as práticas desenvolvidas na instituição. “A nossa unidade desenvolve diversos trabalhos e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O fórum permite o intercâmbio de conhecimentos entre todos os campi. É um evento que possibilita também a troca e o compartilhamento de experimentos tanto de docentes quanto de alunos”, completou.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, afirmou que o VII Forint comprova a qualidade da produção científica do IFRR e o compromisso do instituto com uma formação técnica de qualidade aos alunos matriculados. “É um evento que busca a participação da comunidade na escola e da escola na comunidade. Este é o propósito: integração e disseminação de saberes”, disse.

Programação – Na manhã desta quarta-feira, 21, primeiro dia do evento, foram feitas várias apresentações culturais durante a abertura. No período da tarde, foram realizados minicursos, apresentação de banners dos projetos desenvolvidos por alunos dos programas institucionais Pibict, Pbaex, Pipad, Inova e Energia Renovável, que tratam das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, Biológicas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas; Linguística, Letras e Artes.

Ainda no período da tarde, foi ministrada uma palestra pelo psicólogo e mestre em Ciências da Saúde Wagner Costa. Ela teve como foco quatro objetivos: identificar a autoestima como o sistema imunológico da consciência; analisar o trabalho em equipe como condição necessária para o aumento da produtividade; apresentar softwares que podem ser utilizados como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional; e estimular o crescimento pessoal.

Durante os dois dias de evento, estão sendo ministrados dez minicursos: “Práticas de panificação”; “Inovação Social: finanças sociais e negócios de impacto”; “Piscicultura em Roraima: pontos críticos e estratégicos de superação”; “Compostagem orgânica para uso em hortas e jardins”; “Transformando a sua ideia em um modelo de negócio inovador: uso da ferramenta Canvas”; “Reprodução de tambaqui em sistema de recirculação”; “Vida na floresta: instruções de sobrevivência e identificação de espécies florestais”; “Street Dance: primeiros passos”; e "História da Arte: conhecimento e vida”.

Nesta quinta-feira, dia 22, das 10h às 12h, será a vez do empresário Norry Uyalan Rabelo Nascimento, sócio-administrador da empresa Donsol Tecnologia e Energia Solar em Boa Vista, falar sobre “Energia solar e suas contextualidades”. Durante todo o evento, serão mais de 20 palestrantes, incluindo os dos minicursos.

De acordo com o presidente da Comissão Central do VII Forint, Carlos Henrique Lima de Matos, os trabalhos aprovados estão sendo expostos em forma de pôsteres, e o evento conta com a presença de pesquisadores escolhidos pela comissão científica do fórum. Esses pesquisadores conversam com os autores dos trabalhos, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos.

Durante os dois dias do evento, também está sendo realizado um “Paradise Tour: circuito com trator pelas principais atividades de campo desenvolvidas no CNP.

CCS/Campus Novo Paraíso
21/11/2018