Campus Novo Paraíso promove distribuição de brinquedos para alunos da Escola Municipal Francivan do Nascimento Lopes

por Edjane Matias publicado 16/10/2019 16h50, última modificação 17/10/2019 20h57
Ação será realizada na Vila Novo Paraíso

Nesta quinta-feira, 17, o Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) promove uma ação social em comemoração ao Dia das Crianças. Por meio do projeto de extensão Escola Amiga da Criança será feita a entrega de brinquedos a alunos da Escola Municipal Francivan do Nascimento Lopes, na Vila Novo Paraíso.

De acordo com a coordenadora da ação, professora Anna Lucia Nascimento da Silva, serão realizadas várias atividades para os estudantes da unidade escolar, que cursam a educação infantil e o ensino fundamental e que residem nas vicinais 21, 22 e 23, na Vila Novo Paraíso e nas imediações da BR-174 e da BR-432. Na programação, constam brincadeiras, jogos, dança, lanche e distribuição de aproximadamente 270 brinquedos.

Ainda conforme a coordenadora, a atividade engaja a comunidade escolar e busca proporcionar uma reflexão sobre a importância das ações solidárias para o exercício da cidadania. “A realização da ação reflete o envolvimento dos estudantes e dos profissionais do campus em ações que podem contribuir para a formação humana e profissional de cada um, repercutindo diretamente na inserção do instituto na comunidade”, explicou.DSCN0915.JPG

Crianças Amigas da Escola – O projeto, realizado pelo Campus Novo Paraíso na Escola Municipal Francivan do Nascimento Lopes, localizada na Vila Novo Paraíso, Município de Caracaraí, Roraima, visa promover, durante a Semana da Criança, atividades extraclasse lúdicas variadas, proporcionando aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental oportunidades de lazer e sociabilidade educativas em que eles sejam o centro do processo.

Anna Lúcia afirma que a aprendizagem baseada em projetos é um recurso que evidencia significativamente a função social e proporciona à criança um ambiente confiável, acolhedor e amável. “Isso propicia às crianças um dia voltado às atividades recreativas e ao lazer, prevalecendo a inclusão social e a integração ao provável futuro ambiente escolar, dadas as oportunidades da comunidade local. Também proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, da expressão oral/corporal, da coordenação motora, da percepção auditiva e visual, construindo, assim, um comprometimento coletivo com o processo de ensino-aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras”, disse.

Como resultado, segundo a professora, espera-se aprimorar aspectos correlacionados à cidadania e à civilidade, partindo do pressuposto de que, quando se almeja mudar a futura sociedade, deve-se começar por atividades que tornarão as crianças protagonistas do próprio processo de formação. “Para os jovens do CNP, essa ação é integradora, uma vez que têm a chance de ajudar o próximo, estimulando-o a ser um futuro aluno do IFRR. O projeto prima pela integração das instituições de ensino municipais e federais no comprometimento com a melhoria da qualidade de ensino”, concluiu Anna Lúcia.

Confira a programação:

Núcleo Bom Jesus (sempre a partir das 9 horas):

Abertura – Coral CNP

Zumba Kids – Janderson Pereira Pinto e Priscila Lima de Araújo