Campus Novo Paraíso participa de capacitação sobre criação de galinhas caipiras

por Márcio Mota publicado 12/09/2019 14h55, última modificação 12/09/2019 18h54
Promovida pela Embrapa Roraima nesta quarta-feira, 11, a capacitação faz parte do Projeto Integrado da Amazônia com o Fundo Amazônia

A avicultura, nos últimos anos, tem alcançado excelentes resultados devido ao incessante trabalho e progresso em todas as áreas (nutrição, genética, manejo, sanidade e ambiência), tornando-se uma atividade altamente competitiva no mercado de carnes e ovos.

Com essa perspectiva, a Embrapa Roraima promoveu, nesta quarta-feira, 11, a capacitação “Galinha caipira: alternativas para criação”, que faz parte do Projeto Integrado da Amazônia com o Fundo Amazônia.

Participaram da atividade o professor André Ferreira Silva e os alunos do projeto "Estudos de pontos estratégicos para elevação da eficiência produtiva de poedeiras comerciais leves na região sul de Roraima”, que é coordenado pelos docentes do CNP Marconi Bomfim de Santana e André Ferreira Silva.

IMG_5631.JPG

O projeto faz parte do Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad), que conta com a construção e a implementação de um aviário de postura, sendo as poedeiras criadas em três sistemas: em gaiolas, livre de gaiolas (cage free) e ao ar livre (free range).

Estiveram na capacitação alunos dos cursos Técnico em Agropecuária (Adilson Sousa, Bruno Portela e Luan Piuco) e Agronomia (Wesley Araújo). Eles relataram que o treinamento proporcionou um grande aprendizado para sua formação técnica na área de avicultura.

Os estudantes passam por qualificações periódicas para se preparar para a execução de pesquisas de campo e laboratoriais, além de enfrentar o mercado de trabalho com mais segurança.

Segundo os professores André e Marconi, a capacitação é uma importante ferramenta, pois integra a comunidade científica com os produtores e serve para professores e alunos apresentarem as pesquisas desenvolvidas pelo IFRR, mostrando o compromisso institucional com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Fotos: André Ferreira
CCS/Campus Novo Paraíso