Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Coordenadora:
Edilacy Sampaio

Contato:
(95) 3621-8000 Ramal 8067

E-mail:
tgh.cbv@ifrr.edu.br

Carga Horária:
2700 horas

Período:
Vespertino e Noturno

Oferta:
35 vagas oferecidas anualmente

Consulte informações sobre o Curso na página e-MEC

Objetivo Geral

O Curso tem como objetivo formar profissionais de Tecnologia em Gestão Hospitalar com amplo conhecimento técnico e científico, capazes de atuar de forma ética e eficaz no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar ao acadêmico os conhecimentos teóricos e práticos necessários à formação e ao adequado desempenho do exercício profissional da Gestão Hospitalar;

  • Instigar o futuro gestor a elaborar processos de trabalhos para dinamizar e aperfeiçoar as atividades organizacionais;

  • Atender as demandas do mercado de trabalho formando profissionais qualificados para atuarem nos diferentes níveis de gestão das unidades de saúde, seja pública ou privada;

  • Formar profissionais com competências técnicas, política, humana e ética com o objetivo de contribuir para a melhoria da assistência à saúde;

  • Valorizar a compreensão dos diversos processos da administração e com eficiência e eficácia melhorar sua prática profissional.

Requisitos de Acesso

O acesso de ingressantes ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do IFRR respeita a seguinte proporção: 50% das vagas ofertadas através Sistema de Seleção Unificado (SISU) e outro 50% através de processo seletivo interno. Caso a dinâmica de ingresso apontar para outros meios, este será modificado considerando estudo de novas formas de acesso consonantes com a Organização Didática vigente.


Perfil Profissional

Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2010), o Tecnólogo em Gestão Hospitalar atua no planejamento, organização e gerenciamento dos processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos. Organiza e controla compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar, bem como acompanha e supervisiona contrato e convênios pelos princípios da gestão, qualidade e viabilidade dos serviços.


Mercado de trabalho

O Tecnólogo em Gestão Hospitalar, cujas atividades são amparadas em lei, tem sua área de atuação em hospitais e seus setores, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviços em saúde.


COMUNICADO

Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar ausentes no Enade 2016 já podem regularizar sua situação

Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar habilitados a fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 e que não compareceram às provas no dia 20 de novembro, têm até 31 de janeiro de 2017 para pedir dispensa da avaliação e regularizar sua situação. O pedido deve ser apresentado, com a justificativa da ausência à Coordenação do Curso.

Em caso de deferimento, a coordenação do curso registrará a situação no sistema, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quem tiver o pedido indeferido pela instituição pode pedir a dispensa diretamente ao Inep, de 8 a 22 de fevereiro de 2017. Nesse caso, terá de apresentar original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação.

Questionário do Estudante - Aqueles que não preencheram o Questionário do Estudante estão em situação irregular junto ao Enade 2016, mesmo que tenham realizado a prova. O questionário estará disponível para preenchimento até 22 de fevereiro de 2017, no portal do Inep: http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/.