Ação integrada entre os cursos de Licenciatura em Matemática e Educação Física leva entretenimento, lazer e conhecimento a comunidade indígena

por Virginia publicado 30/05/2023 21h45, última modificação 30/05/2023 23h51
A ação foi realizada na Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, localizada na Comunidade Taba Lascada, região da Serra da Lua, no Município do Cantá, em Roraima.

Pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula para que os licenciados, futuros professores, vivenciem experiências em espaços formais e não formais de educação, e percebam as diversas possibilidades de atuação profissional, esse foi o principal objetivo da ação Cooperação Interdisciplinar de Práticas Pedagógicas em Educação Física e Matemática, realizada na última sexta-feira, 26, na Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, localizada na Comunidade Taba Lascada, região da Serra da Lua, no Município do Cantá, em Roraima. A atividade consistiu em uma exposição de materiais concretos manipuláveis, jogos e dinâmicas.

A escola, que é de ensino fundamental, atende 250 alunos. Cerca de 200 participaram da ação, que contou com a atuação integrada de 26 acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista do IFRR.

Segundo a diretora de Políticas de Educação a Distância do instituto e uma das coordenadoras do evento, professora Solange Santos, o projeto é fruto de parceria com um professor, egresso de Educação Física, que desenvolvia a ação em escolas do interior do estado. “Em 2019, o evento foi realizado em Caracaraí. O que ocorreu na Escola Estadual da Comunidade Taba Lascada foi o primeiro depois do período crítico de covid-19. Ele é desenvolvido pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática, porém conta com a participação de professores e estudantes de outros cursos de graduação do campus e com o apoio do Departamento de Ensino de Graduação. O objetivo da atividade é integrar estudantes da graduação com a comunidade escolar por meio de atividades práticas, lúdicas e interativas, que possibilitam a troca de saberes. Nesse sentido, os licenciandos têm a oportunidade real de praticar o que aprenderam na sala de aula e, ao mesmo tempo, de colaborar com as comunidades escolares. Portanto, com a participação ativa dos professores e dos estudantes da graduação, o projeto leva conhecimento e faz a alegria do público”, disse Solange.

O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Joerk Oliveira comenta que a realização dessas atividades na comunidade escolar tem um papel importantíssimo na vida dos acadêmicos. “Enquanto professores em formação, podem vivenciar o ensino de forma prática por meio de atividades lúdicas e exposição de materiais manipuláveis e de jogos matemáticos, o que contribui como incentivo às práticas docentes, possibilitando a identificação e o envolvimento com a sua futura profissão”, disse.

O acadêmico do oitavo módulo do curso de Licenciatura em Educação Física Erbeson Silva de Oliveira conta que participar do projeto foi uma experiência muito gratificante. “Poder levar à comunidade dinâmicas, proporcionando aos alunos vivenciar um dia diferente na sua rotina escolar, foi muito especial. Principalmente, para nós, acadêmicos, foi muito significativo colocar em prática o conhecimento que adquirimos em nossa formação”, afirmou.

Para o professor do curso de Educação Física Moacir Augusto de Souza, a atividade contribui para o desenvolvimento dessas duas importantes áreas do conhecimento nas comunidades onde é realizada. “Foi uma intervenção que impulsionou tanto a Educação Física como a Matemática na Comunidade Indígena Taba Lascada e no instituto, por meio da integração entre alunos do ensino fundamental, acadêmicos, professores, coordenadores de curso e gestores da escola atendida. Foi uma ação interdisciplinar fantástica, e vale muito a pena para quem participa ensinando e aprendendo. Foi certamente um dia de grande conhecimento, aprendizado e significado para todos”, comentou Souza.

De acordo com os acadêmicos, a experiência representa um misto de satisfação, alegria e muito aprendizado, como relata a acadêmica do primeiro do módulo do curso de Licenciatura em Matemática Maria dos Anjos de Sousa. “A exposição realizada naquela comunidade, além de ter me proporcionado muito aprendizado, me mostrou a realidade e me trouxe novas visões sobre a carência nas comunidades de projetos como esses, que levam uma alegria maior, um conhecimento inovador, com formas diferentes. Foi de suma importância para minha formação, pois senti na pele como é ser um professor e como é maravilhoso passar conhecimento e, melhor ainda, ver que, de alguma forma, aquelas crianças guardarão aquele dia para sempre em suas memórias”, contou a estudante.

Assim como Maria, a acadêmica Giovana Andrade da Fonseca relata que a experiência foi significativa, pois a fez enxergar como será sua atuação profissional. “Foi uma das experiências mais legais que tive, pois me faz ter certeza de que essa é a profissão que desejo seguir. Gostaria de agradecer aos professores organizadores, em especial ao professor Moacir, a oportunidade de enriquecer ainda mais meu processo de formação. Acredito que esse tipo de atividade reforça a integração, promove educação, esporte e lazer, e confirma a qualidade da educação ofertada pelo IFRR, que certamente nos ajudará a ser exímios profissionais. Obrigada pela oportunidade e por me proporcionarem mais saberes. Almejo que outras ações como essa possam ocorrer e, com certeza, vamos participar”, declarou.

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista