ATIVIDADES PRESENCIAIS – Campus Novo Paraíso do IFRR publica plano de retorno

por Márcio Mota publicado 26/11/2021 21h58, última modificação 26/11/2021 21h58
O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) publicou o plano de retorno gradativo à presencialidade das atividades na unidade de ensino. Acesse o documento na íntegra pelo link https://novoparaiso.ifrr.edu.br/gestao-de-pessoas/plano-de-trabalho.

Além da organização das fases do retorno presencial,  constam no documento informações como capacidade máxima de ocupação a ser observada nos ambientes do campus, disponibilidade dos materiais necessários para a segurança da comunidade acadêmica, cobertura vacinal de estudantes e servidores da unidade, planejamento e organização da oferta dos componentes curriculares, organização da carga horária docente e orientações para os pais dos estudantes ou responsáveis por estes.

Conforme o documento, o retorno às atividades presenciais com os estudantes está condicionado ao atingimento do percentual de 75% a 85% de servidores e estudantes vacinados com a 1ª e a 2ª dose ou dose única da vacina contra a covid-19. Desse modo, o plano de retorno das atividades pedagógicas no CNP ficou dividido em quatro etapas.

A partir de 29 de novembro, fica autorizado o estágio curricular de maneira presencial aos estudantes finalistas (3º ano) que tenham interesse ou que optaram por realizá-lo assim, desde que atendam aos critérios estabelecidos no plano. Na sequência, está previsto o retorno, em formato misto (presencial e remoto), no dia 10 de janeiro de 2022, das aulas das turmas de 3º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura) e do curso superior de Bacharelado em Agronomia, desde que os percentuais de vacinação sejam alcançados.

Já o retorno, também em formato misto, das turmas do 2º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio (etapa 3) está previsto para 7 de março de 2022, e o das turma do 1º ano (etapa 4) para o dia 28 de março de 2022. De acordo com o plano, o avanço das etapas está condicionado à existência dos materiais necessários ao desempenho seguro das atividades e ao respeito aos protocolos de biossegurança. Na identificação de piora ou agravamento em pelo menos um dos indicadores, recomenda-se a regressão à etapa anterior.

Terão prioridade em continuar participando do ensino remoto, mediante justificativa e solicitação por escrito, os estudantes com comorbidades e necessidades educacionais específicas, além de  gestantes ou lactantes e dos que convivem com familiares do grupo de risco. Também permanecerão no trabalho remoto, em caráter excepcional e temporário, os servidores enquadrados no art. 4º da Instrução Normativa SGP/SEDGGD/ME 90, de 28 de setembro de 2021.

O recesso escolar da unidade será no período de 20 de dezembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022, tendo em vista a necessidade de execução do calendário letivo de 2021. A intenção é que a oferta dos componentes curriculares e do estágio supervisionado seja concluída até o fim de março de 2022 para as turmas finalistas.

Ascom/Reitoria

26/11/2021