Alunos recebem aulas práticas em cultivo de mamão implantado ano passado no Campus Novo Paraíso.

por Márcio Mota publicado 29/05/2017 18h55, última modificação 01/06/2017 14h19
Implantado como projeto de pesquisa no Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), no segundo semestre de 2016, um plantio de mamão continua sendo utilizado como espaço didático de aulas práticas para alunos do campus

Implantado como projeto de pesquisa no Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima  (IFRR), no segundo semestre de 2016, um plantio de mamão continua sendo utilizado como espaço didático de aulas práticas para alunos do Campus.

Além de suporte para aulas práticas, do plantio vêm sendo extraídos dados para pesquisas sobre o ácaro branco para a geração de uma tese de doutorado sobre a “Utilização do fungo Beauveria bassiana como controle alternativo do Ácaro Branco (Polyphagotarsonemus latus) em momoeiro”. O projeto faz parte do Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Aplica Docente (Pipad) e foi aprovado depois da submissão ao Edital 02/2016/IFRR/Propesq.

De acordo com o professor Marconi Bomfim Santana, atualmente muitos alunos do CNP tiveram ou estão tendo a oportunidade de estágio em todas as fases da cultura do fruto, aprendendo sobre  tipos de tratos culturais, práticas de correção de solo, adubação, controle de pragas e doenças, inclusive com coletas das variáveis pesquisadas sobre o ácaro branco; segurança no trabalho, colheita e beneficiamento do fruto.

Segundo o professor, as atividades serão desenvolvidas enquanto a cultura apresentar viabilidade técnica, sanitária e econômica. Desde a sua implantação até o momento, já foram realizadas sete colheitas esporádicas, conforme o tempo do fruto.

“Os frutos colhidos são repassados para a Coordenação do Curso  Técnico em Agroindústria, que, logo após, faz o beneficiamento e o acondicionamento do produto e o serve aos alunos e à comunidade interna, ou faz a doação às escolas da região circunvizinha ao campus”, explicou Marconi Bonfim.

Pesquisa – A pesquisa que deu início ao cultivo do mamoeiro estuda a dinâmica populacional do ácaro branco, uma das principais pragas do mamoeiro no Estado de Roraima. Utiliza o controle biológico do ácaro-praga com seus inimigos naturais (bem bioprospectar) e propõem um plano de manejo em cultivos de mamão. Além do controle biológico, estão sendo aferidas algumas variáveis ligadas ao desenvolvimento e à produção das plantas pertencentes ao grupo Sunrise solo cultivar GOLDEN.

Na execução da pesquisa, desde sua implantação e condução, já participaram do desenvolvimento do projeto 25 estudantes estagiários do CNP, bem como alunos estagiários do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Roraima – Uerr.

« Maio 2024 »