Alunas do CNP colocam em prática ensinamentos sobre Educação Especial e Inclusiva
Em visita realizada, na última semana, à Sala de Recurso Multifuncional (SRM) da Escola Estadual Antonia Tavares da Silva, localizada no Município de Rorainópolis, a professora do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) Silvina Faria dos Santos acompanhou alunas do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (EPTI) e verificou como praticam os ensinamentos adquiridos.
Durante a visita, que faz parte da dinâmica do curso, as professoras da SRM Marlene Paulino e Wanderléia Rodrigues, ambas alunas do CNP, relataram como os conhecimentos adquiridos estão sendo aplicados no ensino dos 28 alunos com deficiência que possuem matrículas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no horário oposto das aulas. Elas enfatizaram que o curso é relevante, principalmente, por garantir conhecimentos acerca dos direitos e dos deveres da escola, da família e do professor.
O curso de EPTI do CNP está com a conclusão prevista para o dia 29 de setembro. Ao longo das aulas, os alunos puderam aprender sobre a Libras, o AEE e a legislação que rege a Educação Especial e Inclusiva, entre outros assuntos. Em setembro, ainda serão ministrados os componentes Acessibilidade Arquitetônica, Deficiência Física e Braille.