Acadêmicos e professores do curso de Agronomia do IFRR participam do Fórum da Agricultura Familiar de Rorainópolis

por Sofia Lampert publicado 15/06/2022 18h49, última modificação 15/06/2022 18h53
Evento reúne trimestralmente interessados em discutir a atividade agropecuária local, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município

Professores e estudantes do curso de Agronomia do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP/IFRR) participaram, no último dia 10 de junho, do Fórum da Agricultura Familiar de Rorainópolis, que ocorreu no parque de vaquejada do município, para discutir a atividade agropecuária local.

Entre o público presente estavam representantes de cooperativas e associações agrícolas responsáveis pelo abastecimento local de frutas (como laranja, limão e banana) e hortaliças orgânicas. Os participantes acompanharam palestras da Embrapa, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural e da Secretaria de Agricultura Municipal de Rorainópolis, além de terem acesso a apresentações de fontes de financiamento para quem já tem ou quer iniciar o seu negócio.

Representando o IFRR, estiveram presentes os professores do CNP Cleia Medeiros, Joice Lemos, Valdinei Santos e Luan Ícaro, que são especialistas em diferentes áreas como produção vegetal, produção animal e processamento de alimentos, os quais deram suporte à comunidade interessada em saber sobre os temas. Para os 53 estudantes de Agronomia do IFRR participantes, o fórum foi uma oportunidade de vivenciar as práticas de extensão rural e conhecer as culturas utilizadas na região, aliando teoria à prática.

O coordenador de Extensão do CNP, Luan Ícaro, e a coordenadora do curso de Agronomia, Cleia Medeiros, salientaram a importância da participação dos estudantes no evento. Explicaram que, na oportunidade, os estudantes puderam vislumbrar as perspectivas agrícolas para a região sul do Estado de Roraima, bem como manter contato e conhecer o perfil dos produtores familiares e seus representantes no evento. Eles também puderam conhecer as políticas públicas para agricultores familiares e apropriar-se delas. Toda essa experiência, segundo os professores, ajuda a referendar os conteúdos da matriz curricular do curso de Agronomia, possibilitando que os estudantes participem do processo de implementação de novos arranjos produtivos locais, além de ajudar a região a se desenvolver do ponto de vista econômico e social.

Ascom/Reitoria
15/6/2022
« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6