30 ANOS DO IFRR – Obras de mais de R$ 2,2 milhões serão entregues em campus do sul de Roraima

por Rebeca publicado 16/06/2023 12h50, última modificação 20/06/2023 18h16
Serão entregues dois alojamentos, três poços artesianos e a reforma do ginásio poliesportivo

Em comemoração aos 30 anos do Instituto Federal de Roraima, o Campus Novo Paraíso, localizado na BR-174, Km-512, Município de Caracaraí, inaugura, segunda-feira, 19, às 10 horas, três obras de grande impacto para a comunidade. O valor total do investimento é de R$ 2.201.362,85.

Serão entregues dois alojamentos (masculino e feminino) com capacidade para 112 estudantes e investimento de R$ 1.594.884,89; três poços artesianos no valor de R$ 268.821,69; e a reforma do ginásio poliesportivo, que custou R$ 337.656,27. Parte dos investimentos é de emenda parlamentar.

Cada alojamento, de 284,87m², tem quatro dormitórios com capacidade de abrigar 14 pessoas por quarto e 56 estudantes, no total. Cada unidade dispõe de um banheiro com acessibilidade, uma sala de estudos, um hall de convivência, uma cozinha e uma lavanderia. Somados aos outros três existentes, a unidade de ensino passa a contar com cinco alojamentos.

A reforma do ginásio envolveu a parte de banheiros e acessórios, telhado, piso da quadra, pintura geral e instalação elétrica. A reforma foi necessária depois do espaço esportivo ter sido atingido por uma forte ventania em 2019, que destelhou parte da cobertura, causando diversos prejuízos ao piso e demais estruturas.

Já os três poços artesianos vão atender com mais qualidade às áreas de produção agrícola, manejo animal, manutenção e de conservação, além das necessidades básicas dos alunos que estudam em tempo integral e dos que permanecem alojados nas residências estudantis. Antes, a unidade tinha apenas um poço artesiano e enfrentava dificuldade de abastecimento de água para o atendimento das demandas.

O CNP é um dos cinco campi do IFRR e atualmente atende 520 alunos matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura; bacharelado em Agronomia e pós-graduação em nível especialização em Agroecologia e Educação do Campo.

A diretora-geral do CNP, Vanessa Rufino Vasconcelos, explica que, devido à localização da unidade, a gestão fez o planejamento, de médio e longo prazos, visando reduzir os custos com transporte escolar. Uma dessas ações foi planejar a oferta de um curso superior em regime de internato pleno (RIP).

Segundo Vanessa, a construção dos alojamentos entrou no planejamento desde 2017, quando da implantação do curso de Agronomia, no qual a oferta ocorre em RIP. Ao se contabilizar o período de integralização do curso (cinco anos), percebeu-se que seriam necessários cinco alojamentos com capacidade para garantir residência estudantil para pelo menos 175 estudantes.

“Sendo assim, a inauguração dos dois alojamentos é fruto de muito trabalho, esforço e articulação, trazendo, assim, a concretização de todos os esforços voltados para ofertar com qualidade o curso superior de Agronomia, contribuindo para a garantia do acesso, permanência e êxito estudantil daqueles que ingressem em cada vestibular”, comentou a diretora.

Com a inauguração dos novos alojamentos, a diretora adianta que está previsto, ainda para junho, o início da reforma dos três alojamentos existentes. A ação tem por objetivo garantir melhor qualidade de vida aos que fazem uso da moradia estudantil.

MAIS EVENTOS – Em julho, a programação de aniversário continua. No dia 1.º, o Campus Novo Paraíso realiza o Arraial Comunitário na unidade, com início às 16 horas. O evento contempla o IF Comunidade e a Festa de São João ao mesmo tempo. A programação conta com atendimento à comunidade, stands de serviços agropecuários, jurídicos e de saúde.  No arraial terá apresentações culturais e de quadrilhas, bingo e barraca de comidas típicas.

NOVOS CURSOS – O CNP iniciará a oferta de dois novos cursos no segundo semestre de 2023: o subsequente em Alimentos na modalidade Educação a Distância; e a especialização lato sensu Educação para o Trânsito e Cidadania, ofertada em parceria com o Detran-RR e a Polícia Rodoviária Federal. Também planeja ofertar cursos de formação inicial e continuada de Inglês Básico e de Vendedor, além de uma nova turma da especialização em Agroecologia e Educação do Campo.

Texto: Rebeca Lopes
Fotos: Márcio Patrício