Terceira edição do IF Comunidade do Campus Novo Paraíso

por Márcio Mota publicado 14/11/2016 19h55, última modificação 14/11/2016 20h05
No último sábado (12/11), o Campus Novo Paraíso - CNP do Instituto Federal de Roraima – IFRR, realizou a 3ª edição do IF Comunidade, na Escola Estadual Roraima, localizada na BR 174, Km 585, Vila Petrolina do Norte, Município de Caracaraí. Com a temática “Desenvolvimento e sustentabilidade no sul do estado de Roraima”, o evento teve por objetivo estabelecer a aproximação do IFRR/CNP com a comunidade, além de promover orientações que contribuam para as práticas e produção rural sustentáveis, associadas ao desenvolvimento econômico, social e cultural da Região.

Terceira edição do IF Comunidade do Campus Novo Paraíso

As atividades iniciaram com o credenciamento dos participantes, que logo após saborearam um café-da-manhã preparado pela organização do evento. A abertura contou com a participação de autoridades do IFRR e demais instituições, que compuseram a mesa: Profa. Sandra Mara de Paula Dias Botelho (Reitora do IFRR); Prof. Nadson Castro (Pró-reitor de Extensão do IFRR); Prof. Marconi Bomfim de Santana (Diretor Geral em exercício do CNP/IFRR); Prof. Daniel Chiaradia Oliveira (Coordenador de Extensão do CNP/IFRR e presidente da Comissão Organizadora do evento); Sra. Leslie Bantim (representante da Embrapa Roraima e do Fórum Estadual de Agricultura Familiar) e o Sr. José Faustino (representante do Fórum de Agricultura Familiar de Caracaraí). Após a abertura, os participantes assistiram a uma palestra intitulada “Defesa sanitária vegetal”, ministrada pelo Diretor de Defesa Vegetal, da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima – ADERR, o Sr. Luiz Cláudio Santos Estrella. Ainda no período matutino, uma mesa redonda com a temática “Regularização fundiária e financiamento rural”, composta por representantes do INCRA (Sr. Pedro Paulino), ITERAIMA (Sr. Alysson Macedo), SEPLAN (Sr. Wesley Gonçalves), FEMARH (Sr. Rogério Martins), SAFRA PROJETOS AGRÍCOLAS (Sra. Lenara Wottrich), AGRONAPE (Sr. Rafael Baltar) e BANCO DA AMAZÔNIA (Sr. Frank Okamura), permitiu uma discussão calorosa, em que produtores rurais puderam esclarecer as suas dúvidas e expor as suas demandas.

Durante o intervalo, os produtores rurais participaram de um almoço comunitário preparado pela organização do evento e servidores da Escola Estadual Roraima. No período vespertino, foram ofertados cinco minicursos para os participantes do evento, sendo eles: “Boas práticas no manuseio de alimentos”, “Cultivo e beneficiamento de horta doméstica”, “Fatores que interferem na queda de flores de plantas cítricas”, “Manejo da piscicultura em viveiros escavados” e “Silagem”. No final do evento houve sorteio de brindes aos participantes.

CCS/CNP

14/11/2016