Política de saúde e segurança do servidor público é tema de capacitação

por Rebeca publicado 04/04/2019 21h40, última modificação 31/07/2019 18h43
Dando continuação à implantação da Política de Saúde e Segurança do Servidor (PASS) no âmbito do Instituto Federal de Roraima, a Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social, promove, de 8 a 12 de abril, a capacitação dos membros da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (CISSP).

Dando continuação à implantação da Política de Saúde e Segurança do Servidor (PASS) no âmbito do Instituto Federal de Roraima, a Diretoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social, promove, de 8 a 12 de abril, a capacitação dos membros da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público (CISSP).

A Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da PASS também vai participar da capacitação, que ocorre na sala de reuniões da Reitoria, durante todo o dia. Em média, serão capacitados 30 servidores para atuação adequada nas ações da política. O período foi escolhido especialmente pela proximidade com a data comemorativa do Dia Mundial da Saúde, o 7 de abril.

Construída coletivamente com representantes de docentes e técnicos administrativos de todas as unidades do IFRR, a PASS tem como objetivo definir diretrizes gerais para as ações de vigilância aos ambientes e aos processos de trabalho e de promoção à saúde do servidor. Cabe à Reitoria e aos campi, por meio da Diretoria e das Coordenações de Gestão de Pessoas, juntamente com as CISSPs e a Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção, propor, implementar e acompanhar a execução das ações dessa política.

De acordo com a assistente social da Coordenação de Qualidade de Vida, Tatiana Sodré, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019 foi intensificado o trabalho de sensibilização de gestores e servidores para a continuação da implantação da Política de Saúde e Segurança do Servidor, conforme a Resolução 282/Conselho Superior, de 17/2/17.

Inicialmente, a coordenação teve pauta no Colégio de Dirigentes (Coldi) para apresentação dos dados de adoecimento do servidor e das propostas de ações para 2019 e 2020, com o objetivo de mobilizar os gestores e pactuar as ações e as metas. Depois, convidou os servidores para compor a Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da PASS, bem como participou dos encontros pedagógicos e  realizou reuniões para mobilização da implantação da CISSP em cada unidade do IFRR.

Como fruto da mobilização promovida pela DGP e do engajamento dos servidores, foi constituída a Equipe Multiprofissional de Vigilância e Promoção da PASS, e em todos os campi uma CISSP. A equipe é composta por servidores da área de saúde, ou seja, é uma comissão intercampi, responsável por assessorar todas as CISSPs. “Assim, para a formação desses atores fundamentais para a implantação da PASS, vamos promover a capacitação dos servidores envolvidos na execução das ações dessa política”, disse Tatiana.

Rebeca Lopes
Fotos: Gildo Jr