Pesquisa pretende identificar dificuldades do servidor do IFRR relacionadas ao ambiente de trabalho

por Rebeca publicado 12/08/2019 14h55, última modificação 12/08/2019 14h56
O questionário estará disponível, de 12 a 30 de agosto, para contribuições dos servidores. Não há necessidade de identificação do participante.

Com o objetivo de identificar as principais dificuldades e problemas relacionados à saúde e à segurança do servidor do Instituto Federal de Roraima, as Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público (Cissps) das cinco unidades e da Reitoria vão aplicar um questionário on-line ao servidor. O anúncio ocorreu na abertura da I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), na Reitoria, na manhã desta segunda-feira, 12.

A I Sipat ocorre de 12 a 16 de agosto nas unidades, com programações variadas. Em cada unidade, a pesquisa ficará sob a responsabilidade da sua Cissp, que tem funções semelhantes às das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) das empresas privadas. O questionário estará disponível, de 12 a 30 de agosto, para contribuições dos servidores. Não há necessidade de identificação do participante.

As respostas vão ajudar a fundamentar os trabalhos futuros das equipes que trabalham na política interna de segurança e saúde do servidor. O questionário foi elaborado pelas equipes da Cissp e da Multiprofissional de Vigilância e Promoção da Política de Atenção à Saúde e à Segurança do Servidor do IFRR (Pass).

O participante poderá interromper ou deixar de responder a qualquer uma das perguntas feitas. Composto por perguntas fechadas e abertas, o questionário aborda informações gerais sobre o servidor, organização e condições do trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, elo trabalho-vida social, problemas de saúde e sugestões de ações institucionais.

Ainda sobre o questionário, caso tenha alguma dúvida, o servidor pode buscar esclarecimentos diretamente com os integrantes da Cissp e da equipe multiprofissional da Pass/IFRR. O servidor poderá ter acesso ao link do questionário pelo e-mail encaminhado pela Cissp da sua unidade ou pela página da Pass/IFRR (http://reitoria.ifrr.edu.br/gestao-de-pessoas/pass/).

POLÍTICA – No IFRR, a política de saúde e segurança do servidor está amparada pela Resolução 282, de 17 de fevereiro de 2017, do Conselho Superior (Consup), que tem o objetivo de definir diretrizes gerais para as ações de vigilância aos ambientes e aos processos de trabalho, com vistas à promoção da saúde do servidor do IFRR.

Cabe à Reitoria e aos campi, por meio da Diretoria e das Coordenações de Gestão de Pessoas, com o auxílio das Comissões Internas de Saúde e Segurança do Servidor Público e da equipe multiprofissional da Pass, propor, implementar e acompanhar a execução dessas ações.

As Cissps são formadas por docentes e técnicos administrativos que se prontificaram a contribuir para a implantação da Pass/IFRR. A comissão é uma instância deliberativa, normativa, fiscalizadora da Pass/IFRR, com regulamentação própria, cujos integrantes recebem suporte técnico e capacitação da equipe multiprofissional da Pass/RR para atuar de forma adequada nas ações.

 

Confira as principais atribuições da Cissp

 

a) Propor e executar, em conjunto com a equipe multiprofissional, ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial à melhoria das condições de trabalho e à prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

b) Propor atividades que desenvolvam atitudes de corresponsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho; e

c) Valorizar e estimular a participação dos servidores, como protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, em ações que visem à transformação da realidade.

 

 

Rebeca Lopes
Fotos: Gildo Júnior
Ascom/Reitoria
12/8/19
 
registrado em: PASS
« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6