IFRR comemora 22 anos de bons serviços prestados à sociedade roraimense

por Virginia publicado 29/06/2015 13h15, última modificação 03/07/2015 14h03
Na próxima terça-feira (30), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima comemora 22 anos de existência. Para comemorar a data, a Reitoria e todos os cinco câmpus que compõem o IFRR irão realizar uma programação destinada aos servidores e aos alunos, com atividades tais como arraial com comidas típicas, culto ecumênico, entre outras.

Ao longo dos últimos cinco anos, o IFRR tem expandido sua atuação de forma significativa tanto na Capital quanto no interior do estado.  Hoje conta com com cinco câmpus em funcionamento: três no interior (Câmpus Novo Paraíso, em Caracaraí; Câmpus Amajari, no município do mesmo nome; e Câmpus Avançado do Bonfim, na sede daquele município) e dois em Boa Vista (Câmpus Boa Vista Centro, a unidade mais antiga, localizada no Bairro Pricumã; e  Câmpus Boa Vista Zona Oeste, implantado há cerca de dois anos, cujas obras estão em andamento no Conjunto Cidadão e cujas instalações  funcionam provisoriamente na Escola Estadual Elza Breves de Carvalho).

Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – O IFRR integra uma rede criada há mais de cem anos. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no País. Entre 2003 e 2010, o Ministério da Educação entregou à população 214 novas unidades previstas no plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas.

Entre os anos de 2011 e 2014, o MEC investiu mais de R$ 3,3 bilhões na expansão da educação profissional.  Das 208 novas unidades previstas para o período, todas entraram em funcionamento, totalizando 562 escolas em atividade. Somam-se, portanto, 38 Institutos Federais presentes em todos os estados, oferecendo cursos de qualificação, ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. A rede ainda é formada por instituições que não aderiram aos Institutos Federais, mas também oferecem educação profissional em todos os níveis. São 2 Cefets, 25 escolas vinculadas a universidades e 1 Universidade Tecnológica.

Aumento do número de servidores –  A ampliação do quadro funcional do IFRR, por meio de concursos públicos, é reflexo do crescimento da Rede Federal, que está vivenciando a maior expansão de sua história. Acompanhando essa expansão, o IFRR tem agora a perspectiva de implantação de Centros de Referência, que são unidades menores, mas que possuem as mesmas finalidades dos Câmpus de Educação Profissional.

O investimento em infraestrutura tem caminhado lado a lado com a contratação, a efetivação e a qualificação de novos servidores. Somente no período de 2013 a 2015, foram empossados mais de 150 novos servidores, que, formados nas diversas áreas do conhecimento, estão contribuindo para o fortalecimento da instituição de ensino profissional que mais cresce em Roraima.

Educação a Distância – Além dos cursos técnicos e superiores presenciais, o IFRR amplia a oferta de cursos por meio da Educação a Distância, chegando aos municípios que ainda não possuem câmpus, a qual desenvolve os programas Profuncionário, Universidade Aberta do Brasil, Rede e-Tec e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Qualificação profissional –  Todos os anos, o IFRR forma cerca de 400 alunos, somando-se os cursos técnicos e superiores. Assim, insere novos profissionais no mercado de trabalho, perfeitamente qualificados e habilitados para ocuparem os diversos postos e cargos em âmbito local, regional e nacional.

Portanto, são muitas ações, programas e projetos implementados, além de outras políticas de ensino, pesquisa e extensão que estão em fase de implantação com vistas ao desenvolvimento da educação profissional com foco no progresso da ciência e da inovação tecnológica.

Como se vê,  o IFRR tem muitos motivos para comemorar os seus 22 anos. Neste momento festivo, agradecemos aos  alunos e à comunidade em geral por acreditarem em nossa proposta de ensino, bem como aos nossos servidores e parceiros por ajudarem a construir nossa história de sucesso!

Virginia Albuquerque

CCS/ Reitoria