CPA disponibiliza relatório integral da autoavaliação institucional dos últimos três anos

por Rebeca publicado 25/04/2018 20h55, última modificação 30/04/2018 14h55

Responsável pela condução dos processos internos de avaliação da instituição, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Roraima publicou o relatório final da autoavaliação do triênio 2015-2016-2017. O documento está disponível no endereço http://www.ifrr.edu.br/cpa/relatorios-de-autoavaliacao-institucional

Quase mil pessoas, entre servidores e alunos, participaram da pesquisa de autoavaliação por meio da aplicação de um questionário que a CPA disponibilizou na web, no período de 5 a 9 de março de 2018, na plataforma google forms. O questionário contou com 91 questões, distribuídas de acordo com os dez eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes.

A pesquisa contou com 948 respondentes (282 servidores e 666 discentes), correspondendo a 42,7% dos servidores do IFRR e a 14,5% dos discentes. Do total contabilizado, 611 são alunos presenciais, 55 discentes da EaD, 114 técnicos administrativos (TAEs) e 168 docentes. Os dados ainda foram contabilizados por campus e Reitoria.

O presidente da CPA, Leandro Brito, agradeceu a participação dos servidores e dos alunos na pesquisa, e explicou que os processos de avaliação conduzidos pela CPA subsidiam o credenciamento e o recredenciamento de instituições de ensino superior, bem como o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos de graduação oferecidos.

Nesse processo, os integrantes da CPA realizaram um convite à comunidade acadêmica para que colaborasse com o processo avaliativo. “No que foi possível ser realizado, houve uma boa adesão, de modo que os participantes contribuíram para que os resultados fossem evidenciados neste relatório”, disse.

Conforme Brito, o processo de autoavaliação auxilia na identificação do perfil da instituição e no significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, com base na avaliação dos docentes, dos discentes e dos técnicos envolvidos na execução do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos e superiores do IFRR.

O presente relatório visa gerar conhecimento sobre a opinião da comunidade acadêmica do IFRR, propondo subsídios para as políticas institucionais. Além disso, tem caráter descritivo, pois envolve a classificação, a descrição e a interpretação dos dados levantados.

QUEM – Para integrar o relatório trienal, foi realizado um processo de autoavaliação institucional referente ao ano letivo 2017 e relativo às atividades desenvolvidas no IFRR, nos seguintes campi: Amajari (CAM), Avançado Bonfim (CAB), Boa Vista (CBV), Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Novo Paraíso (CNP) e Reitoria.

O QUE –  A autoavaliação institucional é parte integrante do Sinaes, instituído em 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Seus principais objetivos são produzir conhecimentos, questionar os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos servidores, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

Rebeca Lopes
Reitoria/Ascom