Professores do Campus Novo Paraíso apresentam trabalhos em evento internacional

por Márcio Mota publicado 04/05/2017 18h30, última modificação 10/05/2017 18h10
No período de 25 a 30 de abril, os professores de Agroindústria Ícaro Pereira Silva e Tassiane dos Santos Ferrão, do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), participaram do VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, em Fortaleza (CE). O evento teve como tema “Água, Biodiversidade e Segurança Alimentar: desafios para uma alimentação saudável”. Nele, entre outras atividades, ocorreu o Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

No período de 25 a 30 de abril, os professores de Agroindústria Ícaro Pereira Silva e Tassiane dos Santos Ferrão, do  Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), participaram do VIII Congresso Latino-Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, em Fortaleza (CE). O evento teve como tema “Água, Biodiversidade e Segurança Alimentar: desafios para uma alimentação saudável”. Nele, entre outras atividades, ocorreu o Encontro do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Durante o congresso, os docentes apresentaram quatro trabalhos, que serão publicados no próximo volume da Revista Higiene Alimentar. Dois deles foram desenvolvidos no Campus Novo Paraíso por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) e do Programa Institucional de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras (Inova).

Os trabalhos envolvem a avaliação da eficiência de produtos de higienização na lavagem de alface, bem como o desenvolvimento, a análise e a aplicação de farinha de banana verde produzida no Campus Novo Paraíso. As pesquisas tiveram a colaboração do professor Fernando Luiz Figueiredo e das alunas do curso Técnico em Agroindústria Sara Oliveira da Silva (bolsista do Pibict) e Nívia Thays Ivo Pereira (bolsista do PBaex), todos do CNP, bem como de pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Os dois professores que participaram do congresso atuam na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e integram o Grupo de pesquisa em ciência animal e tecnologia de alimentos de Roraima (Gapa) do Campus Novo Paraíso. Eles desenvolvem pesquisas de análise, processamento e segurança de alimentos, e o evento proporcionou a divulgação das pesquisas realizadas no CNP, além da aquisição de conhecimento na área de atuação dos profissionais.