Professor do Campus Novo Paraíso participa de conferência internacional

por Márcio Mota publicado 18/04/2017 19h05, última modificação 19/04/2017 21h35
O professor participou da III Conferência de Pesquisa em Energia e Materiais) na Universidade de Nova Lisboa em Lisboa, Portugal. O evento, desde 2012, reúne pesquisadores e profissionais da área das ciências exatas que buscam compartilhar os mais recentes desenvolvimentos e avanços nos materiais e processos que envolvem geração, transmissão, distribuição e armazenamento de energia
Nos dias 5, 6 e 7 de abril, o professor de Química Guilherme Turcatel Alves, do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima, participou da III  Conferência de Pesquisa em Energia e Materiais na Universidade de Nova Lisboa, em Lisboa, Portugal. O evento, que ocorre anualmente, reuniu pesquisadores e profissionais da área de ciências exatas para discutir os últimos avanços no campo energético.

Alves apresentou dois trabalhos no evento: um que envolve a produção de álcool e açúcar por meio de ervas daninhas e outro que otimiza o processo de proteção de superfícies metálicas visando à economicidade energética e de matéria-prima.

Segundo o professor, os participantes da conferência, além de compartilharem as informações de seus trabalhos, buscavam fechar o 'ciclo da sustentabilidade', que consiste em utilizar de forma inteligente os três principais pilares da geração de energia: econômico, social e ambiental.

"Tive a oportunidade de trocar informações com pesquisadores de diferentes países e de diferentes áreas de atuação em pesquisas energéticas, mas com um interesse comum: otimizar a geração e o aproveitamento energético produzidos por meio de diferentes fontes", explicou Alves.

Os conhecimentos adquiridos no evento internacional vão contribuir para o desenvolvimento da Química no CNP, pois a unidade tem sua base educacional e de pesquisa montada em agroindústria e agropecuária. Alves atualmente desenvolve pesquisa com antioxidantes para o biodiesel no CNP e estudo, para o doutorado, sobre inovação na proteção de superfícies metálicas.
A CONFERÊNCIA

O evento reúne, desde 2012, pesquisadores e profissionais da área das ciências exatas que buscam compartilhar os mais recentes desenvolvimentos e avanços nos materiais e processos que envolvem geração, transmissão, distribuição e armazenamento de energia. Também há uma conexão entre novos materiais,novas soluções tecnológicas e desenvolvimento de tecnologias energéticas mais limpas, seguras, eficientes e com maior economicidade.
CCS/Campus Novo Paraíso
18/4/2017