Professor do Campus Novo Paraíso é aprovado em defesa de doutorado em Química

por Edjane Matias publicado 08/11/2018 15h30, última modificação 12/11/2018 15h32
O estudo objetivou desenvolver e aprimorar um tratamento de superfície para proteção do alumínio utilizando compostos de nióbio.

O professor Guilherme José Turcatel Alves, do Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), conseguiu aprovação da tese de doutorado em Química intitulada "Tratamento de superfície à base de nióbio para o alumínio anodizado com e sem coloração". A defesa ocorreu em 26 de outubro, na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, Paraná.

De acordo com Alves, o objetivo do trabalho foi desenvolver e aprimorar um tratamento de superfície para proteção do alumínio utilizando compostos de nióbio. “O motivo da utilização do nióbio é que algumas de suas propriedades se assemelham com as do cromo, tal como a regeneração da proteção (do recobrimento) após o metal sofrer uma deformação física (riscos ou choques), processo chamado de autocura. Outra vantagem é que o nióbio não contém a elevada toxicidade do cromo, e já existem estudos comprovando a sua biocompatibilidade", explicou o professor.

Segundo ele, o tratamento de superfície desenvolvido se mostrou eficiente na proteção do alumínio tanto em atmosferas de chuva ácida como de salina, indicando que se pode aumentar, mais ainda, a aplicabilidade desse metal em diferentes setores industriais.

Como se trata de processo novo, ou seja, de inovação, o grupo de pesquisa em que foi desenvolvido o trabalho está elaborando um texto de propriedade intelectual para posterior depósito da patente (Modelo de Utilidade). O trabalho gerou dois diferentes processos e, brevemente, serão depositados em conjunto com o IFRR.

Edjane Matias

CCS/Campus Novo Paraíso