Primeiro vestibular de Agronomia do IFRR reúne candidatos no sul de Roraima

por Antonio Evaldo Soares publicado 19/02/2018 18h30, última modificação 20/02/2018 12h52
As provas foram aplicadas neste domingo, dia 18, no Campus Novo Paraíso, onde o curso será ofertado

Foram aplicadas, na tarde deste domingo, dia 18, as provas do primeiro vestibular do curso superior de bacharelado em Agronomia do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR). Cento e dezoito candidatos dos 145 inscritos compareceram à unidade para concorrer a uma das 35 vagas.

Fotos: Nenzinho Soares

Um deles foi Everton Abreu, que veio da Capital, Boa Vista. “Gosto dessa área e já tenho um curso técnico nela. Como esse é um curso novo no IFRR, que é uma boa instituição, decidi tentar”, disse. Seu pai, Wagmario Abreu, é estudante do instituto e fez questão de acompanhar o filho na viagem até o sul do estado. “Acredito que essa será uma boa oportunidade de ele dar continuidade aos estudos”, contou.

A experiência positiva no curso Técnico em Agropecuária do CNP fez com que a ex-aluna Claudiane Pereira também prestasse o vestibular. “Eu já trabalhei nessa área justamente por causa do curso técnico que fiz. O curso de Agronomia, sendo ofertado pelo instituto, que tem renome e qualidade, acredito que vai fazer uma grande diferença para a região”, disse.

O coordenador do curso, professor Alexsandro Soares, explicou que o número e o perfil dos candidatos inscritos foram motivadores e são o resultado do esforço da equipe do campus envolvida no certame. “Sabemos das dificuldades de muitos em relação a acesso à internet, mas o quantitativo e o perfil dos concorrentes, que vai de jovens a adultos, advindos de localidades diversas, como as dos Municípios de Caracaraí, Caroebe, São João da Baliza e Boa Vista, comprovam o interesse da população pelo curso, não necessariamente com a idade média que se costuma iniciar uma graduação”, pontuou.

Para o diretor-geral do campus, Eliezer Nunes, a realização do primeiro vestibular é uma conquista e representa o início de um novo ciclo para a região sul de Roraima. “Oferecer o curso superior de Agronomia ajuda a consolidar o nosso papel no estado. Além disso, é muito satisfatório receber nossos egressos e pessoas de tantas outras localidades interessadas em uma vaga no CNP. Esse é o marco de um novo momento para a instituição”, destacou.

Além da equipe do CNP e dos candidatos, acompanharam as provas o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro dos Reis, representando a reitora, Sandra Mara Botelho, e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Diogo Saul.

O gabarito preliminar do vestibular já está disponível no site do CNP (http://novoparaiso.ifrr.edu.br/). A interposição de recursos contra o resultado deve ser feita nesta segunda-feira, dia 19. A homologação do resultado final vai ocorrer em 6 de abril, e o início das aulas será no dia 16 do mesmo mês.

Texto: Nenzinho Soares e Laura Veras
Fotos: Nenzinho Soares