Oficina de Turbantes encerra-se nesta quinta no CNP

por Edjane Matias publicado 08/08/2019 12h05, última modificação 09/08/2019 11h19
O turbante é uma indumentária usada em várias culturas no mundo, mas no Brasil ganha destaque por meio dos negros africanos

O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) encerra, nesta quinta-feira, 8, a Oficina de Turbantes, iniciada no último dia 6. A atividade inaugura o projeto de ensino “CNP observa a diversidade”, coordenado pelo professor de Sociologia e Filosofia Eliaquim Timóteo da Cunha, com o apoio da Coordenação de Assistência Estudantil (Caes), do Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e do Departamento de Ensino (DEN).

De acordo com Eliaquim Timóteo, a oficina vem sendo conduzida pela professora Inara do Nascimento Tavares, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). “Na oficina, são levados em conta os diferentes ambientes de socialização que percorremos em nossas trajetórias, e, nesse aspecto, a escola tem destaque no que se refere à formação social do indivíduo e à inserção da convivência com diferentes grupos e exercícios de cidadania”, explicou o professor.

Durante a oficina, estão sendo discutidos temas como moda, preconceito, racismo e símbolos culturais, tendo os turbantes como exemplo. “Está em pauta o processo de socialização dos jovens e diversidade cultural brasileira no ambiente escolar”, disse Eliaquim Timóteo.

Turbantes – O turbante é uma indumentária usada em várias culturas no mundo, mas no Brasil ganha destaque por meio dos negros africanos. O adereço é resgatado pelas baianas, que o usam como parte integrante do seu traje e em respeito às ancestralidades.

Há fontes que remetem seu uso à criação do Islamismo e ao surgimento da cultura indiana, ambos com forte significado religioso e de maturidade e elevação espiritual. No contexto africano, não é diferente. Ele está ligado ao sentido religioso e ao significado social, que remete à valorização da história dos povos e à luta pelo reconhecimento social, pela preservação da cultura, pelos valores e pela inserção social.

 

Texto: professor Eliaquim Timóteo
CCS/Campus Novo Paraíso
Edjane Matias
8/8/2019
« Outubro 2019 »
month-10
Do Se Te Qu Qu Se Sa
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
  

Guia de Recolhimento da União