Projeto utiliza reaproveitamento da água de ar condicionado na irrigação de hortas

por Edjane Matias publicado 12/02/2016 15h14, última modificação 12/02/2016 15h14
O experimento foi desenvolvido no IFRR / Campus Novo Paraíso

A reutilização da água do ar condicionado para irrigação de culturas de hortaliças foi o foco principal do projeto de pesquisa do aluno Sérgio da Silva Lima, do último ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Roraima – IFRR / Campus Novo Paraíso (CNP).

O trabalho foi desenvolvido no próprio campus, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRR (PIBICT) e teve início no final do ano passado. Agora em fevereiro deste ano, encerrando a pesquisa, Sérgio da Silva conseguiu fazer a colheita de diversos tipos de hortaliças, como cebolinha, coentro e rabanete.

De acordo com ele e com o seu orientador, o professor de física do CNP, Antonio Ferreira da Silva, o objetivo do trabalho além de implementar as experiências de Sérgio, foi mostrar à comunidade escolar e comunidade em geral, que a água desperdiçada pelo ar condicionado pode ser reutilizada para diversas finalidades. “No nosso caso a gente utilizou para irrigar uma horta, mas é uma água que pode ser usada na limpeza e descarga do vaso sanitário, além de outras finalidades. E a gente tem que lembrar que hoje com o problema da falta de água no mundo e cada vez mais comum no nosso próprio país, está se tornando cada vez mais necessárias alternativas para o reaproveitamento da água”, explicou o professor Antonio.

O aluno Sérgio da Silva Lima, lembrou ainda que essa prática de reaproveitamento da água do ar condicionado em jardins, utilizando uma água que é potável e de forma sustentável, já vem sendo praticada em várias partes do país, inclusive com divulgação na mídia impressa e televisiva nacional. “Eu já havia desenvolvido um projeto neste sentido por meio de um outro programa do IFRR e no ano passado, por meio do PIBICT que é um programa um pouco mais extenso, eu resolvi desenvolver um novo projeto com o objetivo de aprofundar mais meus conhecimentos e ter uma nova experiência com o reaproveitamento da água”, ressaltou.

Conhecendo o projeto - O projeto de reaproveitamento da água proveniente do ar condicionado para irrigação de culturas de hortaliças no Campus Novo Paraíso, foi classificado como pesquisa científica aplicada na área de ciências exatas e da terra. Foi conduzido, no IFRR / Campus Novo Paraíso (CNP) em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com a coleta da água nos reservatórios colocados nas proximidades dos blocos das salas de aulas e do setor administrativo através de canos de PVC conectados nas saídas das centrais de ar condicionados. Após a coleta a água foi destinada para a irrigação das culturas desenvolvida na escola, no caso as hortaliças.

Entre as metas apresentadas pelo projeto também esteve a de chamar a atenção da comunidade em geral para o desenvolvimento sustentável, que é a capacidade de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações com o uso racional da água. Nesse contexto podendo ser considerada a adoção de práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que a procura por processos eficientes de reaproveitamento da água tem crescido nos últimos anos.

“Empresas e pessoas físicas estão cada vez mais preocupadas com questões ambientais, procuram formas de reutilizar a água em seus prédios ou ainda de coletar água da chuva para aproveitamento em limpeza, jardinagem e esgoto”, explicaram o aluno Sérgio da Silva e o professor Antonio Ferreira, ressaltando que esperam ter apresentado aos alunos do Campus Novo Paraíso, propostas de soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar levando a uma reflexão sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais em Agropecuária preocupados com o futuro do planeta.