Pesquisador da Embrapa-Roraima e professor da Escola Superior de Agricultura visitam Campus Novo Paraíso

por Edjane Matias publicado 17/12/2015 13h45, última modificação 07/01/2016 14h57
O Campus Novo Paraíso recebeu, nesta quarta-feira (16/12), a visita do pesquisador da Embrapa Dr. Daniel Augusto Schurt e professor de Virologia Vegetal do Departamento de Fitopatologia da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, Dr. Jorge Marques Rezende.

Na última quarta-feira (16/12), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP) recebeu a visita do Dr. Jorge Alberto Marques Rezende, professor titular do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), e do Dr. Daniel Augusto Schurt, pesquisador da Embrapa-Roraima. O objetivo da visita foi discutir estratégias para solucionar o problema que vem dizimando mamoeiros na região sul do Estado.

O professor Dr. Daniel Chiaradia Oliveira e o diretor em exercício do Departamento Técnico do IFRR/CNP, Juliano Jonas Sábio de Melo, acompanharam os pesquisadores em uma visita a plantios de mamão na região do Itã, Município de Caracaraí. A comitiva coletou amostras de plantas que apresentavam os sintomas da doença, caracterizada por clorose do broto apical, seguida por encarquilhamento, necrose, queda das folhas e consequentemente dos frutos. O material coletado foi levado para análise na Esalq, a fim de identificar possíveis agentes patogênicos. A equipe desenvolverá trabalhos conjuntos visando solucionar o problema.

Diretor em exercício da Detec, Juliano Jonas; diretor-geral do CNP, Eliezer Nunes; professor Jorge Alberto Marques Rezende (Esalq), pesquisador Daniel Schurt ( Embrapa-RR) e professor Daniel Oliveira (CNP).