Educação inclusiva foi tema de formação oferecida pelo CNP

por Sofia Rodrigues Lampert publicado 28/08/2017 15h20, última modificação 30/08/2017 09h21
A unidade certificou, na última quinta-feira, dia 24, vinte das 30 alunas concluintes do primeiro curso de Formação Inicial e Continuada ofertado pelo campus. A cerimônia ocorreu no Fórum do Município de Rorainópolis

Na noite de quinta-feira, dia 24, o auditório do Fórum de Rorainópolis foi palco da solenidade de certificação do curso de formação inicial e continuada (FIC) em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (EPTI), oferecido pelo Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) aos professores das redes estadual e municipal.

O evento foi marcado pela presença de boa parte dos 30 concluintes do curso, de autoridades da Prefeitura de Rorainópolis e de gestores da Reitoria e do campus, além de familiares e da comunidade em geral.

Com orgulho e expectativa, o coordenador de Extensão do CNP, professor Daniel Chiaradia Oliveira, explicou que foi o primeiro curso FIC oferecido pelo Campus Novo Paraíso. "Sabemos do esforço de cada professor certificado, pois a maioria trabalhava dois turnos em sala de aula e frequentava as aulas durante a noite. Além disso, essa capacitação foi o pontapé inicial, pois o campus pretende realizar em breve outros dois cursos FIC, em Inglês Básico e em Educação do Campo”, completou.

A vice-prefeita de Rorainópolis, Joilma Teodora de Araújo Silva, ressaltou a importância do IFRR para o desenvolvimento do município por meio de parcerias como a firmada para a oferta do curso. Ela ainda falou sobre o valor da educação como meio para melhorar a sociedade e ampliar as oportunidades,  no mercado de trabalho, para os profissionais capacitados.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, externou o entusiasmo em participar de mais um evento de formatura na mesma semana, pois já havia participado de três dias de outorgas no Campus Boa Vista, quando se formaram 75 profissionais em nível superior. Ela reafirmou o comprometimento das parcerias e frisou a necessidade de avanços nas questões inclusivas por parte do instituto. Além disso, aproveitou o momento para parabenizar os professores pelo empenho e pela confiança depositada na instituição.

A emoção também estava estampada no rosto de cada professor que recebeu o certificado e também foi destaque no discurso da oradora da turma, Ana Santana Saldanha Maria Rios. Ela agradeceu aos professores a dedicação; e ao instituto, a oportunidade concedida. Enfatizou a necessidade de o professor estar preparado para acolher os alunos especiais.

“É preciso investir na formação continuada de todos os professores, promovendo a compreensão dos processos de inclusão e das especificidades do ensino para alunos que apresentam deficiência (sensorial, intelectual, física), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O curso em EPTI preencheu bem essa lacuna, pois proporcionou a capacitação para o atendimento do atual alunado da educação especial, que precisa de um olhar diferenciado, mas desprovido de preconceito e intolerância”, disse Ana.

CURSO

As aulas foram ministradas em 2016, na Escola Estadual José de Alencar e na Secretaria Municipal de Educação de Rorainópolis, para 30 professores das redes estadual e municipal. A capacitação foi coordenada pela professora Silvina Faria,  atualmente  lotada no Campus Boa Vista, e teve uma carga horária de 160 horas. O curso proporcionou aos participantes o entendimento dos conceitos de Educação Especial e Inclusiva, a percepção da importância da legislação que trata desse tipo de educação para a igualdade e a diversidade, além do conhecimento das Tecnologias Assistivas para as Pessoas com Deficiência (PcDs),  como a Língua Brasileira de Sinais e o Sistema de Leitura e Escrita em Braille, e de noções de atendimento a alunos com altas habilidades.

Sofia Lampert
Ascom/Reitoria