Diretor do CNP se reúne com deputado Haroldo da Cathedral e apresenta situação do campus

por Edjane Matias publicado 21/06/2019 18h30, última modificação 25/06/2019 08h58

Nesta sexta-feira, 21, o diretor-geral do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), Eliezer Nunes Silva, com integrantes do grupo gestor da unidade de ensino, esteve reunido com o deputado federal por Roraima Haroldo da Catedral (PSD-RR). O objetivo do encontro foi esclarecer ao parlamentar a situação enfrentada pelo campus devido ao contingenciamento de recursos, que tem afetado diversas universidades e institutos federais no País.

Em sua apresentação, o diretor expôs quais as necessidades e custos para manter a unidade de ensino e destacou a possibilidade de o campus parar suas atividades já a partir do próximo semestre, caso o contingenciamento seja mantido pelo governo.

“Nós quisemos destacar ao deputado a quantidade de alunos atendidos em todo o entorno do campus, os cursos que são ofertados e a importância que a unidade tem na região sul do estado, além de esclarecer como está a situação orçamentária do campus no presente momento e o impacto que pode haver para a continuidade das aulas caso esse contingenciamento prossiga”, disse Silva.

O diretor lembrou que, em relação ao CNP, foram 35,8% de redução orçamentária, o que inviabiliza a manutenção dos serviços da unidade. “Deixamos bem claro que, neste momento, a nossa meta tem sido o diálogo com parlamentares e representantes políticos do nosso estado para que se busquem alternativas para a resolução do problema”, frisou.

O deputado Haroldo da Cathedral, que é titular na Subcomissão Permanente de Educação Superior, disse estar ciente da situação enfrentada hoje pelas universidades e pelos institutos federais e afirmou que deputados da bancada social e de educação trabalham, junto ao governo, para tentar contornar o contingenciamento, buscando uma forma de amenizar os impactos sofridos por essas instituições.

Haroldo também sugeriu alternativas a serem pensadas e analisadas como forma de inverter o quadro orçamentário do CNP e afirmou que novos contatos serão feitos para acompanhar como está a situação do campus. O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira da Silva, também participou do encontro.

CCS/Novo Paraíso

21/6/2019