Histórico do CNP

por Edjane Matias publicado 11/09/2015 13h50, última modificação 12/02/2019 19h59

Localizado na região Sul do estado de Roraima nas proximidades da Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí, distante 256 Km da capital do estado, Boa Vista, o Campus Novo Paraíso iniciou suas atividades pedagógicas em agosto de 2007, como unidade descentralizada do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet, com 210 alunos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Alternância, incluindo uma turma de PROEJA.

Essa localização do Campus é importante e estratégica por ser muito próximo do anel rodoviário na Vila Novo Paraíso, que interliga a BR-174 (acesso de Boa Vista a Manaus - capital do amazonas); a BR-210 que dá acesso aos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe, e ainda, a BR-432 que permite também o acesso ao município do Cantá.

O Campus Novo Paraíso tem uma área de abrangência, que permite que estudantes filhos de agricultores e proprietários rurais e demais moradores de cinco municípios do estado tenham acesso aos seus cursos e atividades.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Novo Paraíso oferece prioritariamente o ensino agrícola, tendo como missão a oferta da educação profissional para o homem do campo.

Ampliando as opções de ensino/aprendizagem na região, a unidade oferta também, atualmente, os cursos técnicos de Agroindústria, implantado em 2015 e, o curso técnico em Aquicultura, implantado agora no ano de 2019. Em abril de 2018, o Campus Novo Paraíso implantou o primeiro curso de nível superior na área de Agronomia, contando este ano (2019) com duas turmas matriculadas no curso.

O IFRR/Campus Novo Paraíso está localizado na região abrangida pelo Território da Cidadania Sul de Roraima – RR, ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que alcança uma área de 99.325,70 Km², sendo composto por cinco municípios também atendidos pelo IFRR/Campus Novo Paraíso: Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz, constituindo-se como potencial parceiro no atendimento conjunto a estes municípios.

As extensões percorridas diariamente pelos alunos variam aproximadamente entre 12 km, no caso dos discentes que residem na Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí; 80 km para os que residem mais distante, no município de São Luis do Anauá; e, até mais de 180 km para os que residem em localidades mais afastadas como Jundiá, em Rorainópolis, divisa do Estado Roraima com o Amazonas e Vila Entre Rios no município de Caroebe.

Desde sua implantação, em 2007, o Instituto Federal de Roraima / Campus Novo Paraíso já atendeu a 1.681 alunos. Atualmente atende a 189 alunos no curso Técnico em Agropecuária; 104 no curso Técnico em Agroindústria e 57 alunos no curso de Aquicultura. Sendo estes três cursos Integrados ao Ensino Médio.  No curso superior de Bacharel em Agronomia, atualmente são 60 alunos matriculados.

Todos estes estudantes, além das aulas teóricas e práticas, contam com diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e toda uma estrutura em laboratórios diversos, biblioteca e cinema; ferramentas utilizadas na complementação do processo de ensino/aprendizagem.

Destaca-se que nos últimos 11 anos a unidade de ensino tem formado jovens que se destacam em diversos concursos públicos, inclusive tendo em seu próprio quadro de servidores ex-alunos do Campus.

Muitos alunos do Campus Novo Paraíso também são destaque nas competições esportivas do Estado e nacionais.

A instituição é ainda referência na região no que se refere ao cultivo de diversas variedades, sendo que as áreas cultivadas servem de laboratório para as aulas práticas dos alunos. Entre as principais culturas já cultivadas no Novo Paraíso podemos citar o arroz, feijão, milho, melancia, melão, macaxeira, soja, banana, entre outras.

Contribuindo para as aulas práticas destaca-se também o desenvolvimento de projetos com foco para a criação de animais, entre eles caprinos, aves, suínos e peixes.

« Março 2024 »