Histórico

por Edjane Matias publicado 11/09/2015 09h48, última modificação 11/09/2015 09h48
Conheça como foi a implantação do Instituto Federal de Roraima - IFRR / Campus Novo Paraíso na região Sul de Roraima.

Localizado na região Sul do estado de Roraima nas proximidades da Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí, distante 256 Km da capital do estado, Boa Vista, o Campus Novo Paraíso iniciou suas atividades pedagógicas em agosto de 2007, como unidade descentralizada do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet, com 210 alunos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Alternância, incluindo uma turma de PROEJA.

Essa localização do Campus é importante e estratégica por ser muito próximo do anel rodoviário na Vila Novo Paraíso, que interliga a BR-174 (acesso de Boa Vista a Manaus - capital do amazonas) a BR-210 que dá acesso aos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe, e ainda, a BR-432 que permite também o acesso ao município do Cantá.

O Campus Novo Paraíso tem uma área de abrangência, que permite que estudantes filhos de agricultores e proprietários rurais e demais moradores de cinco municípios do estado tenham acesso aos seus cursos e atividades.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus Novo Paraíso oferece prioritariamente o ensino agrícola, tendo como missão a oferta da educação profissional para o homem do campo.

O IFRR/Campus Novo Paraíso está localizado na região abrangida pelo Território da Cidadania Sul de Roraima – RR, ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que alcança uma área de 99.325,70 Km², sendo composto por cinco municípios também atendidos pelo IFRR/Campus Novo Paraíso: Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz, constituindo-se num potencial parceiro no atendimento conjunto a estes municípios.

As extensões percorridas diariamente pelos alunos variam aproximadamente entre 12 km, no caso dos discentes que residem na Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí, 80 km para os que residem mais distante, no município de São Luis do Anauá, e até mais de 180 km para os que residem em localidades mais afastadas como Jundiá, em Rorainópolis, divisa do Estado com o Amazonas e Vila Entre Rios no município de Caroebe.

Atualmente o Instituto Federal de Roraima – Câmpus Novo Paraíso atende a 400 alunos no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Alternância e nos últimos sete anos tem formado jovens que se destacam nos concursos públicos, inclusive tendo em seu próprio quadro de servidores ex-alunos do Câmpus.

Muitos alunos do Câmpus Novo Paraíso também são destaque nas competições esportivas do Estado e nacionais.

O Campus é ainda referência na região no que se refere ao cultivo de diversas variedades, sendo que as áreas cultivadas servem de laboratório para as aulas práticas dos alunos. Entre as principais culturas já cultivadas no Câmpus podemos citar o arroz, feijão, milho, melancia, melão, macaxeira, soja, banana, entre outras.

« Novembro 2017 »