CNP realiza primeiro Encontro Pedagógico de 2019
O Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizou, nesta segunda e na terça-feira, 4 e 5, o primeiro Encontro Pedagógico de 2019. O evento, realizado na biblioteca da unidade de ensino, teve como público-alvo os docentes e a equipe técnico-pedagógica do campus. O tema debatido foi “A formação continuada como princípio da prática pedagógica qualitativa”.
De acordo com a Coordenação Pedagógica da unidade de ensino, os objetivos do encontro foram proporcionar diálogo e reflexão sobre a prática das equipes pedagógicas do CNP, sob o viés do compartilhamento de saberes e experiências. Além disso, visou refletir sobre a importância da formação continuada para a prática qualitativa; fornecer subsídios teórico-metodológicos para a educação inclusiva, como o uso da Libras no processo de ensino-aprendizagem; potencializar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem; ampliar o conhecimento sobre processos didático-pedagógicos na Educação a Distância; e realizar o planejamento das atividades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas no semestre letivo 2019.1.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CNP, Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos, debater a formação continuada é importante devido ao fato de ela ser um elemento para nortear a prática da equipe pedagógica (docentes, equipe técnico-pedagógica, gestores), uma vez que, por intermédio dela, esses atores sociais têm mais uma vez a oportunidade de avaliar suas práticas, trocar experiências com os colegas e aprofundar conhecimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem.
“O principal objetivo do encontro foi promover o diálogo e a reflexão sobre a prática das equipes pedagógicas do CNP, sob o viés do compartilhamento de saberes e experiências”, afirmou Ada Raquel. Ela também disse que ele serviu para se refletir sobre a importância da formação continuada para a prática pedagógica; fornecer subsídios teórico-metodológicos para a educação inclusiva – Libras no processo de ensino-aprendizagem; potencializar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino- aprendizagem; ampliar o conhecimento sobre processos didáticos-pedagógicos na Educação a Distância; e planejar as atividades didático-pedagógicas para o semestre letivo 2019.1.
No segundo dia do evento, os docentes e a equipe técnico-pedagógica, assim como gestores, aproveitaram para realizar reunião para a elaboração do projeto norteador das ações de ensino.
Edjane Matias
Fotos: Márcio Patrício
CCS/Campus Novo Paraíso
5/2/2019