Campus Novo Paraíso oferece nivelamento para estudantes dos cursos técnicos integrados

por Márcio Mota publicado 20/03/2018 20h02, última modificação 20/03/2018 20h02
O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), por meio da Coordenação Pedagógica e equipe docente , realiza, neste primeiro semestre mais uma edição do Projeto de Nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática para turmas iniciantes com o objetivo de propiciar aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura a oportunidade de reforçar conteúdos do ensino fundamental nessas duas áreas.

O projeto será desenvolvido, no período de março a junho e terá carga horária de 15 horas de aula em cada componente curricular. As aulas serão realizadas às terças e às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, horário destinado aos projetos contemplados no cronograma semanal de aulas da unidade.

A Coordenadora Pedagógica, Ada Raquel, explicou que o nivelamento é um dos instrumentos utilizados pelo IFRR para reduzir os índices de evasão e retenção, pois proporciona aos estudantes a oportunidade de construir e reforçar aprendizagens de conteúdos que são ministrados no ensino fundamental (do 6.° ao 9.° ano) e que servem de base para o ensino médio técnico, no qual estão inseridos.

Entre as estratégias utilizadas está a aplicação de avaliação diagnóstica (pré-teste) com bases tecnológicas do ensino fundamental (do 6.° ao 9.° ano) visando obter dados iniciais do nível de conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, os estudantes serão avaliados num pós-teste, ao final das aulas de nivelamento, para que a equipe docente e técnico-pedagógica consiga gerar dados qualitativos e quantitativos que possam sinalizar avanços e/ou deficiências na aprendizagem.

CCS/Campus Novo Paraíso

20/3/2018