Coordenação de Apoio ao Estudante cria espaço lúdico para os alunos

por Márcio Mota publicado 04/08/2016 21h45, última modificação 15/08/2016 13h43
A ideia foi criar um lugar onde os adolescentes se sentissem acolhidos e familiarizados

A Coordenação de Apoio ao Estudante (Caes) do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) criou um espaço lúdico para os alunos da unidade. A ideia foi criar um ambiente onde os adolescentes se sentissem acolhidos e familiarizados, considerando que alguns passam a maior parte do tempo na escola e muitos precisam sair de casa às 5 horas da manhã.

O espaço visa contribuir para a convivência e a educação. Nele, os discentes terão um lugar dedicado à leitura e à interatividade, onde serão disponibilizados livros, jogos pedagógicos e revistas.

O espaço lúdico é organizado, arejado e muito agradável. Os móveis foram confeccionados pela equipe da Caes com material reciclável, como paletes e caixotes de feira, e os livros, as revistas e os jogos foram doados pela própria equipe. O novo ambiente possui um único e nobre objetivo: oferecer um ambiente acolhedor aos alunos para os horários ociosos.

Segundo a aluna Emily Cristina, do curso Técnico em Agroindústria, turma 44841, a ideia de criar um espaço lúdico vem ao encontro das necessidades do corpo estudantil. "Achei bem interessante a ideia, porque antes eu ficava ociosa na sala de aula nas horas dos intervalos.  Um dia, umas colegas foram me chamar falando que a Caes estava mudada e que ali havia jogos. Percebi a mudança desde a fachada da sala. Daí, entrei e fui jogar o perfil, que é um jogo muito inteligente, pois há muitas coisas que não sabemos e é possível aprender jogando", relatou.

Railton Freire, aluno da turma 44843, está empolgado com o novo ambiente. “Eu adorei o novo espaço, pois nos ajuda a interagir com os nossos colegas nos intervalos das aulas. Quando estamos sem nenhum trabalho para fazer e com tempo vago, podemos vir para cá. Me senti muito surpreso com a mudança ocorrida em pouco tempo. Hoje voltamos das férias e fiquei feliz em saber que a equipe pedagógica do CNP se preocupa com a gente", relatou.

Para Thayane Gonçalves, coordenadora da Caes, o espaço foi pensado com a “cara deles” (dos alunos), bem colorido e jovial. "As molduras nas janelas foram confeccionadas pelos próprios alunos. A escola é onde eles  passam a maior parte do tempo e, se  for um ambiente agradável, funcional e adequado,  eles passam a vê-la como deles. Outro fator, é que, com o espaço, teremos os alunos mais próximos a nós (equipe), favorecendo assim o contato e a confiança mútua", explicou.

CCS/CNP
4/8/2016