IFRR no Bonfim forma nova turma de técnicos em Administração

por Laura publicado 26/09/2019 14h30, última modificação 09/12/2019 18h15
A solenidade ocorre nesta quinta-feira, 26, às 19 horas, já na sede própria da unidade de ensino, na Avenida Tuxaua Farias, s/n, Bairro 13 de Maio, Bonfim (RR)

Nesta quinta-feira, 26, o Campus Avançado Bonfim do Instituto Federal de Roraima (CAB/IFRR) certificará mais uma turma. Desta vez serão 17 novos técnicos em Administração. A solenidade ocorre às 19 horas, já na sede própria da unidade de ensino, na Avenida Tuxaua Farias, s/n, Bairro 13 de Maio, Bonfim (RR).

Voltado para estudantes com ensino médio completo e optantes pela formação técnica, o curso Técnico em Administração, com carga horária de 1.200 horas, teve início no segundo semestre de 2017. Os novos técnicos em administração estão aptos a atuar em organizações privadas, na indústria e no comércio, em instituições financeiras ou ainda no terceiro setor.

Quanto ao nome da turma, os formandos escolheram “Os determinados”. A oradora será Keliane Carolina Reis Sousa; o juramentista, Victor Sorley Lima Nascimento; e a paraninfa, a professora Eliselda Ferreira Corrêa, coordenadora em exercício do curso. O patrono será o professor Cézar Carlos Soto Riva, e os professores homenageados Lidiane Patrício da Silva (gratidão), Evemília Sousa (honra) e Mary Lúcia Silva Perim (especial), além de outros que colaboraram com a formação dos profissionais.

A diretora de Ensino, Pesquisa, Inovação e Tecnológica do CAB, professora Evemília Sousa, falou da importância de mais uma turma formada pela unidade no curso Técnico em Administração subsequente. “Considerando que o trabalho é fonte de riqueza, os egressos deste curso poderão contribuir para o desenvolvimento do Município de Bonfim ofertando mão de obra qualificada”, disse.  A gestora declarou ainda que a conclusão de mais uma turma vai ao encontro do cumprimento das metas institucionais relacionadas ao êxito dos estudantes do CAB.

A formanda Hellen Cristina da Silva conta que a formação contribuiu para que melhorasse seu empreendimento nas áreas de panificação, organização e planejamento, inclusive com ferramentas de gerenciamento estratégico, como o Canvas. “Essa formação está me ajudando muito. Ela abriu minha mente. Antes a minha preocupação era vender, receber, ter o retorno. Hoje, não. Estou administrando de forma consciente o patrimônio da empresa”, confessou.

Além dessa formação, Hellen concluiu o curso de Agronegócio (EAD) pelo CAB no ano passado e, apesar de ainda não atuar na área, pretende usar os conhecimentos adquiridos no curso em um lote de terras comprado recentemente pela família. Ela destaca a importância do CAB para o município, principalmente para as pessoas interessadas em melhorar o currículo e também para quem quer passar em algum concurso público.

Outra aluna concludente é Larissa Naylâne Ferreira de Sousa. Ela relata que já trabalha há algum tempo na área de decoração de eventos e que o curso colaborou para que melhorasse a organização de seu pequeno negócio, principalmente ajudando-a a distinguir o dinheiro pessoal do recurso da empresa. Disse ainda que em breve pretende se cadastrar no MEI, considerando a importância do assunto, aprendida no curso técnico.

Apesar de jovem, a empreendedora sabe que é importante fazer diferença no cenário dos negócios. “Temos diversos concorrentes, mas no curso a gente aprende técnicas para se destacar diante da concorrência, avaliando o mercado”, contou.  Ela destaca a oportunidade de capacitação profissional para quem mora no Bonfim e no entorno. “Eu sempre incentivo outras pessoas a se qualificar aqui, seja no curso técnico ou no FIC (Formação Inicial e Continuada), para que aproveitem a oportunidade de estudar e se qualificar”, declarou.

A prova de que Larissa acredita na formação ofertada pela instituição é que ela também já é técnica em agronegócio pelo CAB, curso concluído no ano passado. Neste ano, a estudante fez o curso FIC em Qualidade no Atendimento e está cursando o de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Já formado em Teologia, nível superior, o pastor da Igreja Batista Regular no Bonfim, Moisés Sarmento dos Santos, buscou a formação técnica em administração para melhorar a gestão administrativa da organização em que atua. Conforme relatado por ele, alguns conhecimentos estão fazendo a diferença, inclusive por meio de ferramentas de gerenciamento, tais como Análise SWOT, ADR, e ainda outros conhecimentos administrativos.

Para o líder da igreja, os conhecimentos do curso Técnico em Administração servem para qualquer tipo de organização e fazem muita diferença. “O IFRR em nossa cidade é uma grande oportunidade de qualificação. Nossos jovens que saem do ensino médio podem ingressar em outro curso em busca de mais qualificação para o mercado de trabalho. Além disso, qualquer pessoa interessada pode buscar uma capacitação, independentemente da idade”, concluiu.

O CAB é o campus mais novo do IFRR. Iniciou suas atividades no segundo semestre de 2014. Em 2015, a unidade começou a ofertar o curso Técnico em Comércio Exterior subsequente e, em 2016, o curso Técnico em Administração subsequente. No começo deste mês, a unidade realizou sua mudança para a sede própria. A solenidade oficial de inauguração deverá ser realizada em breve, em data a ser agendada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Ascom/IFRR
26/9/19