INEP – Comissão concluiu, nesta quarta-feira, 12, a avaliação dos cursos de Educação a Distância

por Virginia publicado 12/06/2019 21h55, última modificação 13/06/2019 02h33
Composta pelos professores Maria Solange Coelho Borges, Maicon Bernardino da Silveira e Helcio Hermes Hoffmann, a comissão permaneceu reunida no Campus Boa Vista (CBV), onde vários cursos nessa modalidade são ofertados desde 2014.

A Comissão de Avaliação para o Recredenciamento da Instituição para a Oferta de Cursos Superiores em Educação a Distância (EAD), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) encerrou, na tarde desta quarta-feira, 12, sua extensa agenda de atividades.

No primeiro dia, o início dos trabalhos de avaliação se deu por meio de reuniões por segmentos: reunião de apresentação da unidade de ensino pelo grupo gestor do CBV; reunião com os coordenadores de EAD; reunião com os professores e os tutores; reunião com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA); reunião com servidores (técnicos administrativos e docentes) e discentes. A rodada de reuniões terminou com visita às instalações do campus.

O segundo dia foi destinado à conclusão da visitação às instalações da unidade de ensino e à reunião interna da comissão para análise das informações institucionais.

No terceiro e último dia, a comissão concluiu a reunião interna e realizou uma reunião de encerramento dos trabalhos com a presença de representantes da Reitoria e do campus.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, esse processo de recadastramento da EAD representa um grande desafio. “Neste momento, são colocadas em pauta todas as ações de natureza administrativa e pedagógica, como também estrutural. A cada vinda das comissões de avaliação, mediante um olhar externo, vêm à tona reflexões sobre as melhorias que precisamos implementar, principalmente no aspecto administrativo e estrutural, uma vez que percebemos uma grande evolução nas questões pedagógicas por parte do Departamento de Educação a Distância. Portanto, ficamos na expectativa diante de tudo aquilo que já concluímos nesse processo de desenvolvimento da EAD, iniciado em 2014 no campus. Já alcançamos índices expressivos, com número significativo de alunos atendidos, de projetos desenvolvidos por meio dos cursos e das disciplinas ofertados, mas sabemos que ainda temos muito a caminhar”, disse.

EAD – Somente em 2018, 797 alunos foram certificados pela EAD em cursos de formação Inicial e Continuada (FIC) e em cursos de extensão. Por meio deles, um total de 10 municípios foram atendidos, expandindo a educação profissional e tecnológica tanto na Capital como no interior.

Atualmente, o CBV oferta três cursos superiores de licenciatura, com 303 alunos, e três de pós-graduação, com 367 alunos. Estes últimos estão em fase de conclusão. No fim de maio, foi realizada uma “maratona” de defesas de trabalhos de conclusão de curso dos cursos de pós-graduação em EAD.

Novos cursos – Já estão com inscrições abertas os cursos de pós-graduação em Ensino de Matemática, com 150 vagas; Gestão Pública Municipal, com 180 vagas; Ensino de Ciências, com 180 vagas; e Informática na Educação, com 180 vagas. A previsão é que, para o segundo semestre, cerca de 700 novos alunos ingressem no CBV por meio da EAD.

Virginia Albuquerque
Foto: Marcos Ferreira