Segunda etapa dos Jogos Intercampi é iniciada no CAM

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 03/05/2019 21h37, última modificação 03/05/2019 21h37
Atletas do CBV, do CBVZO e do CNP são recepcionados no Campus Amajari, e disputam em duas modalidades até domingo, dia 5

A segunda etapa dos Jogos Intercampi do Instituto Federal de Roraima (UFRR) começou nesta sexta-feira, 3, e segue até domingo, 5. Nessa fase, o Campus Amajari (CAM) é o anfitrião das disputas e recebe equipes de mais três campi para duas modalidades: futsal e vôlei de praia. Na 5ª edição dos jogos, o CAM recepcionou as delegações com um kit de boas-vindas, distribuído aos atletas. Bolsa, boné, chaveiro e squeeze fizeram parte do pacote, demonstrando aos visitantes que o clima dos jogos deve ser de paz, descontração e integração.

Atletas recebem kit boas vindas

Iniciada às 11 horas, a programação teve, em primeiro lugar, a realização do congresso técnico das duas modalidades. A abertura do evento ocorreu no ginásio do CAM, com a apresentação cultural do grupo Zumba CAM, projeto de extensão coordenado pela professora Ana Maria, que ministra aulas de dança para a comunidade acadêmica e pessoas da comunidade local. A dança animou os atletas e a torcida, que foram convidados a participar da apresentação.

Congresso técnico reúne árbitros e chefes de delegações

Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, falou da importância da integração entre os campi e se dirigiu aos alunos-aletas. “A educação física e o esporte fazem parte da formação escolar de vocês. A competição é importante, mas, acima de tudo, a integração é o ponto principal. Aproveitem a oportunidade de conhecer outras realidades, conhecer os colegas, pois poucas instituições proporcionam essa experiência”, disse.

É como pensam os alunos Everton Nascimento, de 17 anos, e Hebert Leonel, de 15 anos, ambos do 3.º ano do curso Técnico em Agropecuária concomitante ao ensino médio e em regime de alternância. Moradores da Comunidade do Contão, Município de Pacaraima, os jovens jogam pelo CAM no time de futsal. Para eles, a oportunidade de conhecer novas pessoas é o melhor dos jogos.  “O evento é ótimo! Além de praticarmos o esporte, que é uma forma de expressar sentimentos, conhecemos muitas pessoas. Fiz muitas amizades, na edição passada, com colegas do Campus Novo Paraíso”, contou Everton.

Hebert Leonel participa pela primeira vez dos Jogos Intercampi

Para Hebert, que participa pela primeira vez dos jogos, o sonho é conquistar um lugar na fase nacional. “O que mais queremos é passar para a próxima etapa, e espero que nosso time tenha muito sucesso”, relatou.

O diretor-geral do CAM, professor George Sterfson, falou em nome dos professores de Educação Física da instituição. “Aos professores que treinam equipes no trabalho árduo do dia a dia só temos a agradecer”, disse. Para ele, o Campus Amajari recebe as delegações com muita alegria. Ele diz esperar retribuir a acolhida recebida em etapas passadas. “Espero que minha mensagem seja de paz, que os atletas joguem, se divirtam, mas que não se isolem com suas equipes, e que respeitem o adversário e possam conhecer melhor os colegas”, completou.

Alunos-atletas fazem juramento

Ao todo, serão 8 equipes de futsal, sendo 4 femininas e 4 masculinas, além de 11 duplas no vôlei de areia em cada naipe. Participam alunos do Campus Amajari e dos Campi Novo Paraíso (CNP), Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Bruna Castelo Branco
3/5/19