IF COMUNIDADE – Estudantes do curso de Aquicultura ensinam feirantes do Amajari a filetar peixe

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 25/11/2019 20h05, última modificação 25/11/2019 20h12
O IF Comunidade foi realizado no último sábado, 23, na feira livre da sede do município, no centro da cidade

O sol apresentava seus primeiros raios e os moradores e os feirantes do Município do Amajari aguardavam com ansiedade o evento mais significativo para os munícipes: o IF Comunidade do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR). O evento foi realizado no último sábado, 23, na feira livre da sede do município, no centro da cidade.

Pela primeira vez o evento, que reúne projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo do ano em forma de mostra pedagógica, foi realizado na feira do município, facilitando o acesso ao que é produzido no meio acadêmico e aproximando ainda mais a população da unidade de ensino.

Alunos do curso de Aquicultura fizeram os feirantes colocar a mão na massa com oficina ao ar livre de como filetar peixe, ensinando a tirar as espinhas do pescado. “Normalmente o peixe é vendido limpo e sem escamas, e agora o feirante tem como agregar mais valor ao produto vendido”, disse um dos docentes.

Estudantes ensinam feirantes como filetar o peixe

Visitantes e feirantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais as ações desenvolvidas pelos alunos do CAM, com o acompanhamento dos professores. Entre os projetos presentes na feira estavam o grupo de dança coordenado pela professora Ana Maria, mostrando o ritmo dos movimentos e a coordenação motora dos alunos, e a banda de música do CAM, liderada pelo professor Lucas Lima.

Banda do CAM se apresentou em evento

Outra ação muito procurada pelos visitantes foi a de plantas medicinais, coordenada pelo professor Iraci Fidelis. Após a explicação dos benefícios das plantas, as pessoas podiam levar mudas preparadas em garrafas PET e em caixas de leite vazias. As alunas do curso Técnico em Agropecuária subsequente na modalidade de Educação a Distância apresentaram e comercializaram a geleia de pimenta, resultado de pesquisa realizada em sala de aula.

O docente Iraci Fidelis levou uma exposição de plantas medicinais para a feira

Além das atividades desenvolvidas pelo Campus Amajari nas áreas de agropecuária e aquicultura, o evento contou com a participação de um grupo de alunos do curso de Educação Física do Campus Boa Vista, que foi ao município desenvolver uma ação na área de saúde (a bioimpedância, exame que mede a composição corporal de uma pessoa e identifica, por meio de corrente elétrica leve, a quantidade de água, gordura e massa magra).

Estudantes de Educação Física do Campus Boa Vista participaram de ação

Para o coordenador do curso de Educação Física, Moacir Augusto de Souza, a presença dos estudantes do CBV no evento do Campus Amajari demonstra a integração entre as unidades do IFRR. “É muito importante que os alunos possam conhecer uma realidade diferente daquela em que vivem e convivem cotidianamente, e esta é uma boa oportunidade”, afirmou.

Colaboração: Sandra Mara Botelho
Fotos: Gildo Jr/IFRR