ESPECIAL EAD – Cooperativa de Artesãos é criada a partir de conhecimentos de sala de aula

por Rebeca publicado 30/12/2019 12h45, última modificação 21/02/2020 18h39
Em Normandia, a aluna Maria de Lourdes Santos Celestino incentivou e ajudou a criar a Cooperativa dos Artesãos de Normandia (Coopertan)
ESPECIAL EAD –  Cooperativa de Artesãos é criada a partir de conhecimentos de sala de aula

Cooperativa reúne 21 artesãos de Normandia

Os componentes curriculares estudados no curso subsequente de Técnico em Agropecuária na modalidade EAD do IFRR/Campus Amajari também ajudaram a despertar o espírito empreendedor, seja de forma individual, seja coletiva. Em Normandia, a aluna Maria de Lourdes Santos Celestino, que aplicou vários aprendizados na família, resolveu ir além.  Incentivou e ajudou a criar a Cooperativa dos Artesãos de Normandia (Coopertan).

Iniciada a partir da inquietação de dona Lourdes com a falta de ação de valorização dos artesãos do município e depois de ela cursar a disciplina Cooperativismo e Associativismo no primeiro semestre do curso, a Coopertan foi criada e funciona provisoriamente na casa dela. Hoje conta com 21 membros e ganhou o terreno para a sede própria.

Cooperativa foi criada a partir da inquietação de dona Lourdes, aluna da EAD

Conforme Lourdes, antes de cursar a disciplina desconhecia a diferença entre cooperativa e associação. “Pensei que fosse a mesma coisa, mas, quando comecei a estudar, vi que na associação o presidente é responsável por fazer crescer, desenvolver e que na cooperativa cada membro é responsável por fazer funcionar”, disse.

Parte dos membros da cooperativa

Então, como estava inquieta por ver os artesãos da cidade atuando de forma anônima, resolveu aliar os conhecimentos da sala de aula e trabalhar para que o município tivesse uma cooperativa. Antes de sair do papel, dona Lourdes chamou alguns artesãos para participarem de uma exposição dos trabalhos na praça da cidade, e a participação foi um sucesso. A ideia era incentivar os participantes e mostrar que dava certo. E deu muito certo.

Depois disso, ocorreram reuniões e a ideia saiu do papel. “Achei interessante juntar os artesãos, unir e fazer um ponto turístico com nossos artesanatos, porque Normandia tem grandes festas, como a da Melancia, a da Padroeira, entre outras. Algumas dessas pessoas vinham me procurar para levar lembrancinhas para a família, os amigos”, explicou, afirmando que trabalha com material reciclado, como tronco de árvore, casca de coco.

Rosilene Andrade aderiu a iniciativa

Quem participa da cooperativa e está empolgado com o futuro é o casal Rosilene Andrade Servino e Valdir Santos Celestino. Ela produz peças de barro, crochê e sabão líquido. Ele trabalha com madeira e está disposto a contribuir para outras artes, como utilizar o aprendizado do curso de pintura em tecido de que participou. Rosilene acredita que a participação na cooperativa vai ajudar na renda familiar. “Penso que vai ser muito boa para ajudar minha família”, disse.

Para Valdir, a iniciativa da cooperativa é uma forma de contribuir para o município e valorizar as pessoas. “A gente tem que fazer acontecer. A força de vontade é crescer e desenterrar os talentos que estavam enterrados aqui neste município. Agora estão aparecendo as pessoas que sabem fazer vários tipos de artesanato regional. A tendência é crescer, e é isso que espero da nossa cooperativa”, frisou.

 Para Valdir Celestino, iniciativa vai valorizar artesãos

 

 

 

 

Ascom/IFRR
Rebeca Lopes
Fotos: Nenzinho Soares/IFRR  
30/12/19

CGP