Alunos de EAD do IFRR Amajari visitam sítio de produção biodinâmica

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 23/04/2019 19h45, última modificação 23/04/2019 19h45
A visita integra as disciplinas Meio Ambiente e Princípios de Agroecologia, Silvicultura e Culturas Anuais, e tem o acompanhamento dos professores do CAM Raphael Siqueira, Luciana Barros e Diego Cruz.

Os alunos do curso subsequente Técnico em Agropecuária dos polos Taiano (Alto Alegre) e Truaru da Cabeceira (Boa Vista) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) estão em visita técnica, nesta terça-feira, 23, ao Rancho da Luz, em Boa Vista.

A propriedade desenvolve agricultura biodinâmica, um modelo agrícola de produção que, assim como a agricultura orgânica, não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, entre outros. No dia 30 de abril, quem vai conhecer o modelo de produção são os alunos do polo da Vila Brasil.

De acordo com a coordenadora do Nead, Edivânia Santana, desde meados de 2018, o CAM mantém turmas do curso subsequente Técnico em Agropecuária em sete polos. Três deles funcionam em comunidades indígenas (Truaru da Cabeceira, Raposa e Araçá da Serra) e os demais nas sedes dos Municípios do Amajari, Normandia e Uiramutã, além do Taiano.

Para a aluna Keila da Silva Pereira, do polo Truaru da Cabeceira, o curso é de total importância, uma vez que, além de enriquecer o conhecimento em relação à agricultura e à pecuária, permite conhecer técnicas para serem desenvolvidas dentro da própria comunidade. “O curso veio para a gente ter mais conhecimentos que venham nos ajudar e orientar oferecendo aulas teóricas e práticas que nos ajudem dentro das nossas comunidades”, disse.

Ascom/Reitora
23/4/19