Campus Amajari discute perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica

por Sofia Lampert publicado 05/02/2020 19h55, última modificação 05/02/2020 20h10

O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) discute, até esta quarta-feira, 5, durante o 16.º Encontro Pedagógico da unidade, o tema “Reflexões e perspectivas para a Educação Profissional e Tecnológica” na unidade. Realizado em cada início de semestre, o evento iniciou-se dia 4 de fevereiro.

Nesta quarta-feira, a programação inclui uma roda de conversa entre professores, equipe de ensino e servidores sobre “O IFRR no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, a qual tem como mediadores a pró-reitora de Ensino, Sandra Grützmacher, e o coordenador de Controle de Informações Institucionais do IFRR, Romero Silva.

Conforme a coordenadora pedagógica em exercício do CAM, Luana Lobo, o Encontro Pedagógico é caracterizado como momento de formação que busca refletir, discutir, ressignificar e visualizar perspectivas das práticas pedagógicas a partir da discussão com o coletivo e da troca de ideias. Ela reforça a contribuição dos palestrantes nesse momento de formação. “A mediação dos palestrantes possibilita ressignificar nosso olhar sobre as temáticas”, comentou.

No primeiro dia do encontro, segundo Luana, foi trabalhada a relação ensino-aprendizagem e a relação docente-estudante a partir de vídeos gravados com alunos contando fatos relacionados à prática pedagógica em sala de aula que marcaram a trajetória deles no Campus Amajari e transmitindo uma mensagem de motivação para 2020 aos professores.

“A professora Virgínia Marne Araújo, do Campus Boa Vista, trouxe essa mediação, que foi muito proveitosa, pois possibilitou um diálogo e reflexão dos professores sobre o posicionamento dos estudantes sobre essa temática, bem como ela  trouxe a questão da empatia no processo de ensino-aprendizagem”, disse Luana.

Também no primeiro dia foi realizada a oficina “O planejamento integrado como possibilidade de organização do trabalho do docente”, tendo como mediadora a professora da Universidade Federal de Roraima Edlauva Oliveira dos Santos. Conforme explicou Luana, as temáticas do evento estão relacionadas ao planejamento anual para 2020.

Ascom/Reitoria do IFRR
Rebeca Lopes