Alunos do Novo Paraíso e Uerr iniciam coleta de espécies florestais em trilha ecológica

por Márcio Mota publicado 23/03/2017 12h55, última modificação 27/03/2017 20h02
Os alunos do curso Técnico em Agropecuária do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal Roraima (CNP-IFRR) iniciaram, nesta quarta-feira, dia 22, o levantamento de espécies clímax das áreas florestais na trilha ecológica do instituto, em parceria com os acadêmicos de Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Roraima (Uerr)

Os alunos do curso Técnico em Agropecuária do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) iniciaram, nesta quarta-feira, dia 22, o levantamento de espécies clímax das áreas florestais na trilha ecológica do CNP, em parceria com os acadêmicos de Engenharia Florestal da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

A intenção da coleta é realizar a primeira etapa de identificação do material representativo para suscitar uma discussão mais profunda sobre a relação solo-paisagem no sul do Estado de Roraima. “Essa experiência é o pontapé inicial para o levantamento florístico desta região, carente de pesquisas nessa área. Além disso, os resultados do trabalho subsidiarão as futuras discussões sobre o tema, aproximando ainda mais as duas instituições de ensino envolvidas, explica o professor Carlos Matos, do CNP, um dos coordenadores da atividade.

Além de Matos, participam da pesquisa os professores  Lívia Silva, do CNP, também como coordenadora, e Paulo Barne, da Uerr, coordenador do curso de Engenharia Florestal.

A trilha ecológica, projeto iniciado em 2016, de cunho multidisciplinar, tem 1.300 metros de extensão e é composta por duas estruturas de madeira (tapiris), construídas pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária  para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de cursos, no futuro, destinados a agricultores locais.

« Abril 2024 »