Alunos do Campus Novo Paraíso visitam fábrica de sorvete

por Márcio Mota publicado 08/06/2016 14h58, última modificação 08/06/2016 14h58

Os alunos do curso Técnico em Agroindústria do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR), no sul do estado, fizeram, na última sexta-feira, dia 3, visita técnica à empresa Saci Ltda., fabricante de biscoitos, doces e sorvetes, em Boa Vista. Ali, os futuros técnicos puderam manusear equipamentos e tirar dúvidas com relação às etapas do processo e da obtenção de produtos de qualidade, assunto explicado em sala de aula.

A visita, coordenada pelos professores Guilherme Alves (Química) e Lércia Martins (Engenharia de Alimentos), teve como objetivo promover a visualização da importância do técnico em agroindústria para o desenvolvimento e o beneficiamento das matérias-primas. “Os alunos puderam perceber o seu papel no desenvolvimento das práticas agrícolas no estado, as etapas de recepção da matéria-prima oriunda do campo e de transformação em potencial industrial. As etapas contempladas foram: os cuidados com alimentos, a higienização dos equipamentos que envolveram a fabricação do doce de banana e do sorvete, a manipulação e a embalagem dos produtos. Além disso, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o controle de qualidade e as normas estabelecidas pela Anvisa, e ampliar a visão acerca da futura profissão”, destacou Laércia.

Para o aluno do curso Técnico em Agroindústria, Eduardo Sousa, a primeira visita à fábrica resultou em novos olhares em relação ao curso. “Foi o momento em que colocamos nosso conhecimento teórico em prática, percebemos nosso papel no mercado agroindustrial e o potencial de nossa formação para o estado. A visita possibilitou sanar dúvidas e ampliar nosso olhar com relação ao mercado. Sem falar na possibilidade de manusear alguns equipamentos, vestir roupas adequadas, acompanhar o processo de transformação da matéria-prima em produto até seu destino final, que é o consumidor”, frisou.

Participaram da visita 65 alunos das três turmas do curso Técnico em Agroindústria, além dos dois professores. Ela só foi possível porque os gestores da empresa se mostraram abertos a receber e a dialogar com os futuros profissionais.  

« Abril 2018 »
month-4
Do Se Te Qu Qu Se Sa
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5