Alunos do Campus Novo Paraíso apresentam projetos do Pbaex a representantes da Proex

por Edjane Matias publicado 20/09/2019 15h40, última modificação 17/10/2019 21h53
Além de prestigiar a apresentação dos alunos, a equipe da Proex visitou localidades onde os projetos estão sendo executados

Na última quinta-feira, 19, uma equipe do Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Roraima (Proex) prestigiou a apresentação de projetos do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex 2019) no Campus Novo Paraíso (CNP).

O grupo, formado pelo pró-reitor de Extensão, Nadson Castro, por Ivânia Nascimento e outros servidores, chegou ao campus no dia anterior para conhecer os projetos executados por alunos bolsistas e voluntários da unidade, que têm como orientadores docentes e servidores voluntários da unidade.

Depois de verificar os projetos executados pela Coordenação de Extensão do CNP, a equipe acompanhou, na biblioteca do campus, os próprios alunos fazendo apresentações sobre o desenvolvimento de seus projetos.

Para o aluno Lucielison Castro Cadete,  que desenvolve o projeto Horta Comunitária, a ação vem dando a oportunidade de demonstrar às pessoas como elas podem ter uma alimentação mais saudável produzindo o próprio alimento. “O mais importante de tudo é que o projeto ajuda os moradores a aproveitar muitos materiais que encontram em seus próprios quintais, residências, além de incentivá-los a introduzir essas hortas em suas comunidades", disse.

Já os alunos Andressa Cabral, Maria Vitória e Clinton Martins, que desenvolvem o projeto "Monólogo sem cor, sem raça”, sob orientação de Edileusa Santos e Daniel Sanches, da Coordenação de Assistência Estudantil (Coas), explicam que o objetivo do projeto é conscientizar as pessoas de que, mesmo que atualmente se abordem muito assuntos ligados ao preconceito contra o negro e questões sociais, o tema escolhido sugere a inexistência de preconceito de cor e raça.

Os alunos Nicolas Richard Barroso Silva (bolsista) e Daniel Sousa da Silva (voluntário), sob orientação de Eliezer Nunes Silva e Edjane Matias (voluntária), afirmam que a ideia do projeto “Amenizando os problemas do lixo orgânico de forma sustentável a partir de composteiras domésticas” surgiu da necessidade de se fazer um aproveitamento dos restos orgânicos domésticos que visivelmente eram depositados no lixo. “Com as composteiras domésticas, queremos mostrar que sobras de cascas de alimentos podem se transformar em excelentes adubos para utilização em hortas caseiras e jardins, ou até mesmo se tornar um produto comercializável, dependendo da quantidade que uma residência consiga produzir”, explicaram.

Em todos os projetos desenvolvidos, os alunos e os orientadores seguem um cronograma de reuniões e encontros com os participantes. Nesses encontros é verificado como o projeto vem sendo desenvolvido, ouvida a opinião de cada um sobre o projeto e  prestados esclarecimentos às dúvidas que eles possam ter.

Acompanhamento Proex – Além de prestigiarem a apresentação dos alunos sobre os projetos executados, a equipe da Proex esteve visitando in loco alguns dos projetos inscritos no Pbaex pelo Campus Novo Paraíso e desenvolvidos na própria Vila Novo Paraíso e em Rorainópolis. Também registraram a fixação das placas dos projetos e repassaram outros informes de interesse geral dos participantes e executores do Pbaex na região.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Nadson Castro, a pró-reitoria faz esse acompanhamento a cada ano em que é executado o Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão. “Esse acompanhamento objetiva verificar se o andamento desses projetos vem atendendo às exigências necessárias, considerando que dessa execução podem surgir outros resultados, além daqueles esperados por quem os executa, por exemplo, resumos para participar no Fórum de Integração, ações que passaram a fazer parte da vida da própria comunidade na região, entre outros”, ressaltou.

           

 Texto: Edjane Matias
CCS/Campus Novo Paraíso
19/9/19
« Junho 2020 »
month-6
Do Se Te Qu Qu Se Sa
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4