Alunos do Campus Novo Paraíso apresentam projetos do Pbaex à representantes da Proex

por Edjane Matias publicado 20/09/2019 11h40, última modificação 09/10/2019 12h54
Além de prestigiar a apresentação dos alunos, a equipe da Proex visitou localidades onde os projetos estão sendo executados.

Na última quinta-feira, 19 de setembro, uma equipe do Pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Roraima, estiveram prestigiando a apresentação de projetos do Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex 2019).

O grupo que conta com a participação do Pró-reitor de Extensão Nadson Castro e de Ivania Nascimento, também da Proex, vieram ao Campus Novo Paraíso, no dia anterior para conhecer os projetos executados por alunos bolsistas e voluntários da unidade, tendo como orientadores docentes e servidores voluntários do campus.

Depois de verificar os projetos em execução pela Coordenação de Extensão do CNP, a equipe acompanhou, na biblioteca do campus, os próprios alunos fazendo apresentações sobre o desenvolvimento de seus projetos.

Para o aluno Lucielison Castro Cadete, aluno que desenvolve o projeto “Horta Comunitária”, vem dando a oportunidade de demonstrar às pessoas como elas podem ter uma alimentação mais saudável, produzindo o próprio alimento. “O mais importante de tudo é que a comunidade pode trabalhar com o aproveitamento de muitos materiais que encontram em seus próprios quintais, residências; além de incentivar mais a introdução dessas hortas nas comunidades”.

Já os alunos Andressa Cabral, Maria Vitória e Clinton Martins, que desenvolvem o projeto “Monólogo Sem cor, Sem raça”, sob orientação de Edileusa Santos e Daniel Sanches, da Coordenação de Assistência Estudantil (Coas); explicam que o objetivo do projeto é conscientizar as pessoas de que mesmo que atualmente se aborde muito assuntos ligados ao preconceito sobre o negro e questões sociais, o tema escolhido sugere a inexistência de preconceito de cor e raça.

Os alunos Nicolas Richard Barroso Silva (bolsista) e Daniel Sousa da Silva (voluntário) sob orientação de Eliezer Nunes Silva e Edjane Matias (voluntária), afirmam que a ideia do projeto “Amenizando os problemas do lixo orgânico de forma sustentável a partir de composteiras domésticas”, surgiu da necessidade de se fazer um aproveitamento dos restos orgânicos domésticos que visivelmente eram depositados no lixo. “Com as composteiras domésticas queremos mostrar que sobras de cascas de alimentos podem se transformar em excelentes adubos para utilização em hortas caseiras e jardins, ou até mesmo se tornar um produto comercializável, dependendo da quantidade que uma residência consiga produzir”.

Em todos os projetos desenvolvidos, os alunos e orientadores seguem um cronograma de reuniões e encontros com os participantes. Nestes encontros são verificados como o projeto vem sendo desenvolvido; a opnião de cada um sobre o projeto e esclarecimentos das dúvidas que eles possam ter.

Acompanhamento Proex – Além de prestigiarem a apresentação dos alunos sobre os projetos executados, a equipe da Proex, esteve visitando inloco alguns dos projetos inscritos no Pbaex pelo Campus Novo Paraíso e desenvolvidos na própria Vila Novo Paraíso e Rorainópolis. Também registraram a fixação das placas dos projetos e repassaram outros informes de interesse geral dos participantes e executores do Pbaex na região.

De acordo com o Pró-reitor de extensão, Nadson Castro, a Pró-reitoria de Extensão faz esse acompanhamento a cada ano em que é executado o Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão. “Esse acompanhamento objetiva verificar se o andamento desses projetos vem atendendo as exigências necessárias, considerando que dessa execução podem surgir outros resultados além daqueles esperados por quem os executa. Exemplo, resumos para participar no Fórum de Integração, ações que passaram a fazer parte da vida da própria comunidade na região, entre outros”, ressaltou.

Texto: Edjane Matias

CCS/Campus Novo Paraíso